“Vem, eu te ajudo!”: amizade entre meninas cardiopatas emociona após cirurgia

Internadas no mesmo hospital, Liz e Mariana criaram uma amizade que segue além da recuperação

, em Uberlândia

-

Um vídeo que circula na internet tem emocionado muita gente ao mostrar Liz, de 3 anos, ajudando sua amiga Mariana a empurrar uma máquina conectada ao seu corpo no hospital.

O gesto de carinho aconteceu durante a recuperação pós-operatória das meninas, que são cardiopatas e passaram por cirurgias no coração no mesmo dia, em São Paulo (SP).

“Mariana precisou ficar com essa maquininha ligada 24 horas e, em um passeio pelo corredor, Liz queria acompanhá-la. Sem hesitar, se ofereceu para empurrar o equipamento, só para que pudessem passear juntas”, conta um dos pais. O vídeo, publicado no dia 3 de março, rapidamente chamou atenção pelo gesto de ternura e amparo entre as meninas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Felizmente, segundo a mãe, Karoline Vasconcelos, apesar do momento entre as garotas, a recuperação de Liz tem sido positiva.

Ela teve sua última consulta nesta segunda-feira (17) e agora está liberada novamente para voltar para casa, em Uberlândia. A cirurgia foi um sucesso, e a família comemora o retorno, nesta quarta-feira (19).

Ainda conforme ela, tratara criança poderá ter uma vida cada vez mais tranquila

Uma amizade que nasceu na UTI

A história de Liz e Mariana começou muito antes desse reencontro. As duas nasceram com condições cardíacas raras: Liz foi diagnosticada ainda na gestação com Hipoplasia do Ventrículo Direito, enquanto Mariana tem Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo. Ambas precisaram passar por múltiplas cirurgias para sobreviver, ainda nos primeiros anos de vida.

As mães, Karoline e Julia, se conheceram em 2022, quando as filhas ficaram meses internadas na mesma ala da cardiopatia, que fica no mesmo andar do hospital.

Desde então, após os primeiros tratamentos, que precisaram ficar internadas nos primeiros meses de vida, mantiveram contato. Da mesma forma, após os primeiros tratamentos e, à distância, trocando mensagens sobre os desafios e conquistas das meninas.

No início deste ano, veio a coincidência inesperada: Liz e Mariana fariam a terceira e última cirurgia no mesmo dia, 12 de fevereiro. A notícia trouxe conforto para as mães, que se apoiaram nesse momento delicado, mas, principalmente, fortaleceu ainda mais a amizade das meninas.

×

Leia Mais

Conexão além do hospital

Durante a internação, Liz e Mariana dividiram o dia a dia como irmãs: brincavam, se distraíam e até brigavam de vez em quando. Após a cirurgia, Mariana teve uma complicação e precisou ficar conectada a uma máquina por sete dias.

Foi então que Liz, preocupada, gostaria de passear com a amiguinha e teria dito que a ajudaria, empurrando o equipamento para que pudessem andar juntas.

Karoline, mãe de Liz, acredita que essa amizade será para a vida toda. “Queremos que elas saibam que tiveram uma à outra nos momentos mais difíceis”, diz.

Agora, com Liz voltando para casa e Mariana ainda se recuperando, as famílias pretendem continuar incentivando o contato das meninas, garantindo que esse laço especial permaneça além dos corredores do hospital.