Mais de 60% das denúncias de crimes na internet envolvem abuso infantil, alerta relatório

Relatório da SaferNet Brasil expõe crescimento preocupante de casos e uso de inteligência artificial em crimes digitais

, em Uberlândia

-

Um relatório divulgado nesta quarta-feira (20) pela SaferNet Brasil revelou um dado alarmante, mais de 60% das denúncias de crimes na internet recebidas entre janeiro e julho deste ano estão relacionadas a abuso e exploração sexual infantil. Ao todo, foram 49.336 denúncias anônimas, número que representa um crescimento de 18,9% em comparação ao mesmo período de 2024. A SaferNet é uma ONG que atua na defesa e promoção dos direitos humanos na internet, especialmente no combate a crimes cibernéticos contra os direitos humanos.

Segundo a organização, esse índice corresponde a 64% de todas as notificações de crimes cibernéticos, que também incluem práticas como racismo e violência contra a mulher. Para especialistas, os números confirmam o agravamento da violência contra crianças e adolescentes no ambiente digital.

denúncias de crimes na internet ocorrem atraves de um telefone
Mais de 60% das denúncias de crimes na internet são de abuso infantil, aponta relatório da SaferNet – Crédito: Freepik/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Inteligência artificial amplia risco de crimes

Um dos pontos que mais preocupam a SaferNet é o uso crescente da Inteligência Artificial (IA) para manipular e criar conteúdos de abuso sexual infantil. Além de fotografias adulteradas, também foram identificadas produções hiper-realistas, como deepfakes e imagens artificiais geradas a partir de comandos de texto.

A organização alerta que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a manipulação de imagens de crianças e adolescentes, mesmo que artificiais, também é considerada crime.

“Aplicativos de IA generativa permitem que se pegue a foto de uma pessoa vestida e se retire a roupa digitalmente. Isso já está sendo usado em conteúdos criminosos”, explicou Thiago Tavares, fundador e diretor-presidente da SaferNet Brasil.

×

Leia Mais

Crescimento após denúncias de influenciador

O relatório também destaca um aumento expressivo de denúncias após a repercussão de um vídeo publicado pelo influenciador Felca, no início de agosto. No conteúdo, ele denunciou perfis que exploravam a imagem de crianças e adolescentes para promover a adultização infantil.

Entre os dias 6 e 18 de agosto, foram mais de 6,2 mil registros, sendo que mais da metade (52%) ocorreu após a viralização do vídeo. O caso acabou acelerando a discussão no Congresso Nacional sobre o Projeto de Lei nº 2.628/2022, que obriga plataformas digitais a adotar medidas de proteção contra conteúdos impróprios para menores.

Como fazer denúncias de crimes na internet

A SaferNet orienta que qualquer pessoa pode denunciar páginas que contenham imagens de abuso ou exploração sexual infantil. As notificações podem ser feitas de forma anônima por meio da Central Nacional de Denúncias da SaferNet, conveniada ao Ministério Público Federal.

Além disso, em casos de suspeita de violência sexual, é possível acionar o Disque 100, canal oficial do governo federal para violações de direitos humanos.