Fenômeno astronômico promete encantar o céu com alinhamento de seis planetas

Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno poderão ser vistos ao longo de janeiro, com destaque para o pôr do sol

, em Uberlândia

O primeiro fenômeno astronômico de 2025 promete encantar os apaixonados pelo céu: o alinhamento de seis planetas. Durante quase todo o mês de janeiro, Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno formarão uma fascinante configuração celeste, visível no horizonte ao cair da noite.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Primeiro fenômeno astronômico de 2025
Alinhamento de planetas terá o ápice no dia 21 de janeiro. Foto: Starwalk Space/Reprodução

Embora seja uma ilusão de ótica causada pela posição orbital dos planetas, o espetáculo poderá ser admirado a olho nu, especialmente no caso de Marte, Vênus, Júpiter e Saturno. Para observar Urano e Netuno, será necessário o uso de um telescópio. O melhor horário para a observação será entre o pôr do sol e as 20h30.

De acordo com especialistas, o alinhamento se tornará ainda mais especial a partir do dia 21 de janeiro, quando Mercúrio também se juntará ao desfile planetário, formando um raro alinhamento de sete planetas, algo que não ocorria há décadas.

MAIS! Globo de Ouro traz luz no caminho para Fernanda Torres no Oscar

Além de ser uma oportunidade única para amadores e astrônomos profissionais, o evento destaca a grandiosidade do universo e sua capacidade de nos surpreender. Vale lembrar que, para aproveitar ao máximo o fenômeno, é importante buscar locais com baixa poluição luminosa.