“Estou indo para o espaço”: jovem mineira se torna a 1ª astronauta brasileira

Laysa Peixoto, natural de Contagem, fará parte da tripulação do voo espacial inaugural da Titans Space em 2029

, em Uberlândia

-

Uma jovem mineira é a primeira brasileira a ir para o espaço. Laysa Peixoto, de 22 anos e natural de Contagem, compartilhou a novidade nas redes sociais na quinta-feira (5). Ela foi selecionada para se tornar astronauta de carreira da turma de 2025, se tornando também a primeira mulher brasileira no cargo.

Laysa irá atuar em voos espaciais tripulados para estações espaciais privadas. A mineira também fará parte da tripulação de futuras missões para a Lua e para Marte. E a primeira ida para o espaço já tem data prevista: em 2029, fará parte do voo inaugural da Titans Space, que será comandado pelo astronauta veterano da Nasa, Bill McArthur.

“É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira”, compartilhou no Instagram.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A Titans Space, responsável pelo voo espacial no qual Laysa fará parte, é uma empresa privada de tecnologia aeroespacial.

“É uma enorme alegria representar o Brasil como astronauta em uma era tão decisiva da exploração espacial, que mudará para sempre a história da humanidade”, comentou.

Laysa Peixoto é a primeira brasileira a se tornar astronauta e a primeira a ir para o espaço
Laysa Peixoto é a primeira mulher brasileira a se tornar astronauta – Crédito: Redes Sociais/Reprodução

De um sonho impossível a realidade: em sua conta no Instagram, Laysa compartilhou a emoção com a notícia. “Ainda não caiu completamente a ficha, mas sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória percorrida até aqui e por todos que fizeram e fazem parte dela. Quem me conhece há mais tempo, pessoalmente ou por aqui, sabe que esse era o sonho mais impossível que eu poderia ter”, escreveu ela.

×

Leia Mais

Liderança de equipes da Nasa

A jovem também se tornou a primeira brasileira a liderar equipes na criação de tecnologias na Nasa em 2023. Ela foi a principal autora os projetos tecnológicos serão lançados nos próximos anos à Lua, Marte e Enceladus, uma das luas do planeta Saturno.

Laysa também foi selecionada, no mesmo ano, para conduzir experimentos em gravidade zero. Ela também foi a primeira brasileira a participar deste tipo de ação.

Ainda no mesmo ano, a jovem entrou para a lista Forbes Under 30, na época com 20 anos. A lista é feita anualmente e selecione jovens talentos e empreendedores com menos de 30 anos que se destacam em diversas áreas. A astronauta entrou na categoria “Ciência e Educação”.

Encontro com Malala

Em abril 2024, a mineira teve a chance de conhecer a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, uma das inspirações dela.

No Instagram, ela compartilhou o momento e comemorou: “Muito obrigada, Malala, por me inspirar desde que eu era pequena. Foi muito especial conversar com você, ter o seu apoio e palavras de encorajamento. Eu vou sempre me lembrar deste dia”.