Cometa G3 Atlas brilha no céu de Patos de Minas e fenômeno é registrado pelo Observatório de Astronomia
Com uma cauda brilhante e um espetáculo raro, o cometa pôde ser visto no início da noite, próximo ao horizonte
-
O cometa C/2024 G3 (ATLAS) foi avistado na noite deste sábado (18) pelo Observatório de Astronomia Patos de Minas. O fenômeno foi registrado e compartilhado nas redes sociais pelo especialista em astronomia e diretor do observatório, Gilberto Dumont.
Dumont descreveu o cometa como “um dos mais belos” que ele já observou nos últimos anos. A aparição foi visível ainda no final da tarde, proporcionando um momento especial para os amantes da astronomia. O cometa pode ser um dos mais brilhantes registrados em 2025.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Durante a última semana, o corpo celeste alcançou seu ponto mais próximo do Sol, chamado de periélio, e pôde ser observado com o uso de binóculos. Agora, neste sábado, estava visível a olho nu.
VEJA MAIS: Espetáculo no céu: ‘Cometa do Século’ esteve visível
O cometa mostrou uma cauda longa, formada por partículas de gás e poeira que surgem quando um cometa se aproxima do sol e seu núcleo gelado começa a vaporizar.
Segundo especialistas, acredita-se que o G3 ATLAS seja um cometa antigo, tendo feito pelo menos uma aproximação anterior do sol, com um período orbital de aproximadamente 160.000 anos.