Anvisa proíbe bala com tadalafila vendida por influenciador e alerta riscos

A 'Metbala', bala com tadalafila usada no tratamento da disfunção erétil, foi proibida após ganhar repercussão em perfil com mais de 10 milhões de seguidores

, em Uberlândia

-

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição imediata da comercialização, fabricação, distribuição, propaganda, manipulação e uso de todos os lotes do produto ‘Metbala’, uma bala do tipo gummy com tadalafila, substância utilizada para tratar disfunção erétil. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

Anvisa proíbe bala com tadalafila vendida por influenciador e alerta para riscos da automedicação
Anvisa proíbe bala com tadalafila vendida por influenciador e alerta para riscos da automedicação. Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após a constatação de que o produto não possui qualquer registro junto à agência , requisito obrigatório para medicamentos. Segundo informações da Agência Brasil a empresa responsável, FB Manipulação Ltda., não tem autorização para fabricar esse tipo de produto.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias e precisam estar registrados na agência. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade”, afirmou a Anvisa em nota.

A resolução também se estende a qualquer pessoa física ou jurídica, inclusive veículos de comunicação, que promovam, anunciem ou comercializem o produto.

×

Leia Mais

Produto irregular promovido nas redes sociais

A Metbala ganhou notoriedade nas redes sociais após ser divulgada pelo influenciador digital que possui mais de 10 milhões de seguidores. Em uma das postagens, ele chegou a afirmar que o produto era “100% legalizado e aprovado pela Anvisa” — informação desmentida pela agência reguladora.

A Anvisa reforça que a tadalafila, por se tratar de um medicamento sujeito à prescrição médica, só pode ser usada após avaliação clínica de um profissional de saúde.

“Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem faz a propaganda de produtos irregulares também comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, incluindo multas”, alertou a agência.

Riscos à saúde

O uso indevido de substâncias como a tadalafila pode provocar sérios efeitos colaterais, como quedas de pressão, dores de cabeça, distúrbios visuais e interações perigosas com outros medicamentos, especialmente em pessoas com problemas cardiovasculares.

A Anvisa orienta que consumidores não utilizem o produto Metbala sob nenhuma circunstância e denunciem a venda ou propaganda irregular por meio do canal oficial da Ouvidoria do SUS ou pela Vigilância Sanitária local.