Veja como funcionam as cabines de autoatendimento em pedágios do Triângulo

Ecovias e EPR Triângulo oferecem opção mais rápida e prática de pagamento; sistema já representa até 20% das operações em algumas praças

, em Uberlândia

-

As concessionárias que administram rodovias no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba têm investido na modernização com a implantação de cabines de autoatendimento em pedágios. A tecnologia, que dispensa a presença de atendentes, permite ao motorista pagar a tarifa de forma prática, utilizando cartões de débito ou crédito de todas as bandeiras.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Praça de pedágio da EPR Triângulo
Praça de pedágio da EPR Triângulo – Crédito: EPR/ Reprodução

Na Ecovias Minas Goiás, o sistema de autoatendimento está em operação há mais de quatro anos. Batizado de Olívia, ele foi desenvolvido pelo Grupo EcoRodovias e é pioneiro no Brasil.

Atualmente, a concessionária disponibiliza seis cabines em seus trechos: nas praças de Araguari 2 (km 51), Uberaba (km 104) e Delta (km 198). Já na Ecovias Cerrado, os usuários contam com quatro cabines, localizadas em Uberlândia (km 645) e Ituiutaba (km 765).

EPR Triângulo

Mais recentemente, a EPR Triângulo iniciou a operação de cabines automáticas em quatro praças sob sua gestão: Indianópolis (km 588+950 da BR-365), Monte Carmelo (km 514+900 da BR-365), Perdizes (km 257+800 da BR-452) e Uberlândia (km 187+600 da CMG-452). As cabines da EPR Triângulo são exclusivas para motocicletas e veículos de passeio.

Segundo a concessionária, as cabines já registram adesão significativa.

“Nos primeiros dias de operação, identificamos que até 20% dos pagamentos que eram realizados nas cabines tradicionais passaram para o autoatendimento. É um sistema simples, prático e com grande potencial de aceitação”, afirma o gerente de Operações da EPR Triângulo, Fábio Schoba.

A concessionária também implementou sinalização específica com placas e balizadores para reforçar a segurança viária e facilitar a identificação das cabines pelos motoristas. O processo é rápido: basta parar na cabine, seguir as instruções no visor, aproximar ou inserir o cartão e aguardar a liberação da cancela.

×

Leia Mais

Way-262

Já a Way-262, responsável pelo trecho de Betim a Uberaba, informou que não possui sistema de autoatendimento. Os motoristas podem pagar a tarifa com dinheiro, cartões de crédito e débito, além do Pix.

Com a ampliação das cabines automáticas, as concessionárias afirmam buscar mais agilidade e modernização nos serviços, oferecendo alternativas aos usuários além das pistas automáticas com tag e do atendimento tradicional com operadores.