Uberlândia instala 10 painéis de alerta sobre riscos climáticos e trânsito na Rondon Pacheco
Equipamentos estarão concluídos até dezembro e vão emitir mensagens em tempo real sobre segurança, alagamentos, obras, acidentes e utilidade pública
A Prefeitura de Uberlândia está instalando dez painéis de mensagem variável (PMVs), equipamentos de LED de grande porte, ao longo da avenida Rondon Pacheco, um dos pontos historicamente mais críticos em períodos de chuvas intensas. As bases já estão instaladas e a previsão de conclusão de implantação é até dezembro.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Painéis eletrônicos de alerta
Os painéis de mensagem variável em LED, serão estruturas de grande porte (2,40 x 1,40), que exibirão, em tempo real, informações de segurança, trânsito e avisos emergenciais. Conforme o secretário, as bases já estão sendo instaladas e algumas hastes já estão implantadas. O sistema será operado pela Defesa Civil, Settran e poderá ser acionado também por outras secretarias, inclusive a de saúde, caso haja necessidade de informar a população sobre orientações específicas.

Sirenes e monitoramento por câmeras
Paralelamente aos painéis, o município está instalando sirenes de alerta. Quatro serão colocadas esta semana e, posteriormente, cada painel receberá uma sirene própria, totalizando 14 dispositivos sonoros.
“Uma câmera já está posicionada cobrindo o trecho mais complexo da Rondon Pacheco. As câmeras vão avaliar a eficácia das medidas. A ideia é instalar mais adiante outras câmeras também nos painéis”, disse o secretário de Segurança Integrada, Fernando Reis.
Segundo Reis, placas de sinalização da Defesa Civil estão sendo substituídas e reforçadas, incluindo novas transversais com o alerta “área sujeita a alagamento”.
Leia Mais
Ações integradas entre Defesa Civil, Bombeiros e PM
Um grupo de trabalho com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais equipes operacionais foi montado para definir fluxos de atuação conjunta. As reuniões ocorrem semanalmente desde o início de outubro com objetivo de reforçar a atuação em períodos chuvosos.
Uma sirene já foi testada e outras três serão instaladas em pontos estratégicos da avenida Rondon Pacheco, próximo ao Carro de Boi, ao Gabarito e ao Centro de Tecelagem, posicionadas de forma a alertar motoristas sobre os riscos severos de alagamento.
A gestão também está ampliando o mapeamento de estabelecimentos comerciais ao longo da avenida e criando uma rede direta de comunicação para repasse de informações em tempo real aos comerciantes.
Alertas de celular deverão continuar
A Prefeitura reforça que Uberlândia já utiliza alertas meteorológicos enviados via SMS e notificações, sistema operado por Belo Horizonte. Quando necessário, o município dispara mensagens gerais para toda a cidade. “Começou a enxurrada na Rondon, quem está no comércio sente primeiro. A orientação também passa a ser reforçada para evitar estacionar na via em períodos de risco”, acrescentou Reis.