Uberlândia inicia ações para reduzir impactos das chuvas na Rondon Pacheco
Testes de sirenes, instalação de painéis eletrônicos e visitas a comércios fazem parte do plano de prevenção aos danos
-
A Prefeitura de Uberlândia começou nesta quinta-feira (23) uma série de ações para reduzir os impactos das chuvas na Rondon Pacheco. O trabalho envolve visitas a estabelecimentos comerciais, testes de sirenes e instalação de painéis eletrônicos de alerta e informação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O objetivo do trabalho é repassar orientações sobre os riscos típicos do período chuvoso, como alagamentos, enxurradas e quedas de árvores, além de recolher informações que auxiliem no monitoramento e resposta a emergências.
Durante as visitas, representantes da prefeitura estão aplicando formulários para mapear o perfil dos estabelecimentos e verificar se há câmeras de segurança voltadas para a via, imagens que poderão ser compartilhadas com a Defesa Civil.
Também estão sendo entregues panfletos com telefones de emergência e instruções sobre os canais oficiais de alerta, como o SMS 40199 e o sistema Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast).
“Hoje, iniciaremos as visitas nos estabelecimentos comerciais da mais importante via de Uberlândia com o objetivo de repassar informações sobre os riscos inerentes ao período chuvoso. O trabalho vai se estender para outras áreas de risco da cidade”, destacou o secretário municipal de Segurança Integrada, coronel Fernando dos Reis.
Ações para reduzir os impactos das chuvas na Rondon Pacheco
Além das orientações, estão sendo realizados testes dos avisos sonoros que serão instalados na avenida Rondon Pacheco. As sirenes servirão para emitir alerta de evacuação em casos de risco e também para campanhas educativas.
“Essa é uma das prioridades do nosso governo: reduzir os impactos causados pelas chuvas nos pontos críticos da cidade, especialmente na Rondon Pacheco”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
Leia Mais
Como parte do mesmo plano, a Prefeitura iniciou a instalação de Painéis de Mensagens Variáveis ao longo do canteiro central da via. No total, dez equipamentos serão posicionados em pontos estratégicos, definidos pela Settran e pela Defesa Civil. Os painéis de LED exibirão informações em tempo real sobre condições climáticas, acidentes, obras e rotas alternativas.
As medidas buscam modernizar a gestão do trânsito e ampliar a segurança na avenida Rondon Pacheco, um dos principais corredores de tráfego de Uberlândia e também um dos mais afetados por alagamentos durante o período chuvoso.
Investimento
O projeto é executado pela empresa IMPLY Tecnologia Eletrônica Ltda., vencedora da licitação, com investimento anual estimado em R$ 1,18 milhão e contrato de até 60 meses.
O prazo para a conclusão da instalação é de 120 dias após a ordem de serviço. A operação dos dispositivos ficará sob responsabilidade da Central de Controle da Settran e da Defesa Civil, que funcionará 24 horas por dia.
O trabalho é coordenado pelas secretarias municipais de Segurança Integrada e de Trânsito e Transportes (Settran), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o 5º Batalhão de Bombeiros Militar e a 9ª Região de Defesa Civil (Redec/PMMG).