Uberlândia apresenta maior número de propostas ao Novo PAC em todo o Brasil

Inicialmente, a prefeitura de Uberlândia havia anunciado 20 projetos, mas alguns foram desmembrados, subindo para 34 propostas

, em Uberlândia

-

A segunda etapa do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, recebeu propostas de 5.537 municípios, o que corresponde a mais de 99% das cidades do Brasil.

Uberlândia enviou 34 projetos, tornando-se o município com o maior número de propostas no país. A cidade do Triângulo Mineiro é seguida por Fortaleza, capital do Ceará, com 22 propostas.

As propostas foram enviadas por 21 estados, além do Distrito Federal. Minas Gerais foi o estado que mais participou, com 4.994 projetos apresentados.

Ao todo, o governo federal recebeu 35.119 propostas durante a fase de inscrições, realizada entre os dias 24 de fevereiro e 31 de março.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Novo PAC (@novo.pac)

Novo PAC Seleções 2025

O “Novo PAC Seleções 2025” foi lançado em fevereiro. A fase para envio das propostas por parte dos gestores municipais se encerrou no dia 31 de março. O programa prevê um investimento de R$ 49,2 bilhões, distribuídos em quatro eixos principais:

  • Saúde

  • Educação, Ciência e Tecnologia

  • Infraestrutura Social e Inclusiva

  • Cidades Sustentáveis e Resilientes

O Ministério da Saúde foi o que recebeu o maior número de propostas, com 19.828 projetos. Em seguida vêm o Ministério da Educação, com 8.728; o Ministério do Esporte, com 4.513; e o Ministério das Cidades, com 1.966 propostas.

Ao todo, serão 19 modalidades de empreendimentos contempladas nesses eixos, incluindo abastecimento de água, renovação da frota de ambulâncias do Samu, construção de Unidades Básicas de Saúde, creches e escolas de educação infantil, transporte escolar e prevenção de desastres naturais.

O prefeito de Uberlândia apresentou as propostas enviadas ao Novo PAC Seleções este ano
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, apresentou as propostas enviadas ao Novo PAC Seleções este ano – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução

PAC em Uberlândia

No dia 1º de abril, a Prefeitura de Uberlândia detalhou 20 propostas enviadas ao Governo Federal para a segunda etapa do novo PAC Seleções.

No momento de enviar os projetos, alguns foram desmembrados para uma melhor adequação ao programa, tornando-se 34 propostas.

O objetivo é ampliar a capacidade de investimento e qualificar os serviços públicos em diversas áreas essenciais.

Entre os principais projetos apresentados estão:

  • Saúde: construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliação de consultórios e salas para teleconsultas, expansão da atenção odontológica com unidades móveis e novas policlínicas nos bairros Granada e Jardim das Palmeiras.

  • Educação: ampliação da rede de creches e escolas de tempo integral, com foco em crianças de 0 a 5 anos, especialmente em áreas de vulnerabilidade social, como o bairro Morada Nova II.

  • Mobilidade urbana: implantação de corredores e faixas exclusivas, construção de terminais e estações de passageiros e instalação de novos abrigos em pontos de ônibus.

  • Esporte e lazer: construção de espaços esportivos comunitários, incluindo campos society com grama sintética, quadras, pistas de caminhada e parquinhos infantis.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

  • Gestão de resíduos sólidos: implantação de galpões e pontos de entrega voluntária para aprimorar a coleta, o transporte e a destinação dos resíduos urbanos.

  • Drenagem urbana: investimentos em obras estruturantes nas barragens Lagoinha, Mogi, Mané e Zaire Rezende, com o objetivo de mitigar os impactos das chuvas intensas e reduzir o risco de inundações.

  • Regularização fundiária: urbanização de bairros irregulares, com obras de infraestrutura para fornecimento de água, esgoto, asfalto, energia elétrica e drenagem pluvial.