Uberaba sobe 14 posições e lidera Ranking do Saneamento em Minas, à frente de Uberlândia

Cidade é a 9ª melhor do Brasil no “Ranking do Saneamento 2025” e a 1ª em Minas Gerais, segundo o Instituto Trata Brasil

, em Uberlândia

-

Uberaba conquistou a 9ª posição no “Ranking do Saneamento 2025”, subindo 14 posições em relação ao ano passado e garantindo o 1º lugar em Minas Gerais, à frente de Uberlândia (11º) e Montes Claros (16º).

O levantamento do Instituto Trata Brasil avaliou os 100 maiores municípios do país e reconheceu os avanços da cidade na universalização do abastecimento de água e esgoto.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Apenas três cidades mineiras aparecem entre as 20 melhores colocadas no ranking: Uberaba, Uberlândia e Montes Claros – Crédito: Codau/Divulgação

Com mais de 337 mil habitantes, Uberaba, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), se destacou pelos indicadores de atendimento total de água, coleta e tratamento de esgoto e pela redução de perdas no sistema, se aproximando dos padrões mais avançados do setor no país.

Uberlândia era a cidade de Minas Gerais mais bem colocada no ranking desde 2009. Por meio de nota, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), responsável pelo saneamento na cidade, esclareceu que trabalha em novas obras e projetos de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento e esgotamento sanitário.

“O Dmae trabalha com responsabilidade e planejamento para garantir a qualidade e a segurança do abastecimento de água e do tratamento de esgoto em Uberlândia, cuidando da saúde da população e do meio ambiente”, afirmou.

×

Leia Mais

Avanço de Uberaba foi comemorado

Em relação ao avanço de Uberaba, o presidente da Codau, Rui Ramos, comemorou os resultados. Segundo ele, os investimentos recentes foram decisivos para o desempenho positivo.

“Uberaba foi o município com maior avaliação positiva no estado. Entregamos cinco poços profundos tubulares, que aumentaram em 20% a produção das Estações de Tratamento de Água. Também ampliamos em 25% a capacidade de armazenamento com novos Centros de Reservação”, afirmou.

Ramos destacou ainda os planos de longo prazo, que incluem o Sistema Rio Grande, composto por captação, adutoras e uma nova estação de tratamento na região sul de Uberaba. “Os recursos já estão garantidos”, completou.

O estudo do Instituto Trata Brasil é feito anualmente desde 2009 com base em dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SNIS). Os números de 2025 consideram o ano-base 2023, último divulgado pelo Ministério das Cidades. Campinas (SP) ocupa o primeiro lugar geral do ranking neste ano.

Os doze primeiros colocados no Ranking do Saneamento desde 2023 – Crédito: Paranaíba Mais