Trincheira da rua Haia é inaugurada e promete desafogar trânsito no setor Leste de Uberlândia

Nova estrutura liga os bairros Custódio Pereira e Alto Umuarama e vai facilitar o acesso ao Aeroporto e outras regiões da cidade

, em Uberlândia

-

A nova trincheira construída na transposição da rua Haia, sob a linha férrea, entre os bairros Custódio Pereira e Alto Umuarama foi entregue nesta quinta-feira (10). A estrutura, que recebeu o nome de Bádue Morum Bernardino, vai melhorar o fluxo de veículos na zona Leste de Uberlândia e facilitar o acesso ao Aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato.

A entrega da trincheira representa um avanço técnico para a malha viária do setor Leste, região que há anos sofre com gargalos causados por cruzamentos com a linha férrea. Com a nova passagem subterrânea, espera-se que o fluxo de veículos seja distribuído de forma mais eficiente, reduzindo a pressão em outras vias de acesso.

Com investimento de R$ 15,2 milhões, financiados junto ao Banco do Brasil, a obra integra o programa Uberlândia Integrada 3 e teve execução iniciada no segundo semestre de 2022. São 32,7 metros de comprimento e 25,6 metros de largura, com quatro faixas de tráfego — duas em cada sentido — além de ciclovia e passagem para pedestres.

"Após inauguração, motoristas já utilizam trincheira sob a linha férrea – Crédito: Vinicius Lemos
Após inauguração, trincheira sob a linha férrea já está liberada para tráfego de veículos – Crédito: Vinicius Lemos/TV Paranaíba

A construção foi realizada pela empresa BT Construções, vencedora do processo licitatório, com supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Embora inaugurada no governo atual, o projeto foi iniciado ainda na gestão anterior, indicando continuidade em políticas de mobilidade urbana na cidade.

A expectativa é que a nova trincheira da rua Haia melhore significativamente o deslocamento de moradores da região, reduzindo tempo de trajeto e ampliando a segurança, especialmente para ciclistas e pedestres. O local também pode se tornar uma rota alternativa importante para quem se dirige ao Aeroporto ou transita entre os bairros próximos.

MAIS! Prazo para uso do passe escolar atual é prorrogado até 9 de maio em Uberlândia, veja como utilizar o benefício

Homenagem a um nome marcante da história de Uberlândia

Além da função prática, a obra presta homenagem a Bádue Morum Bernardino, nome que batiza a trincheira. Advogado e radialista, Bernardino foi um dos fundadores da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e teve papel relevante na idealização de espaços como o Estádio e o Parque do Sabiá. Na Rádio Educadora, era conhecido como “Embaixador” e comandava programas jornalísticos e culturais que marcaram época na cidade.

Apaixonado por rádio, ele foi locutor e apresentador da Rádio Educadora. Crédito: Arquivo Pessoal
Apaixonado por rádio, Bádue Morum Bernardino foi locutor e apresentador da Rádio Educadora – Crédito: Arquivo Pessoal/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp