Torre desaba em Roma e um trabalhador fica soterrado e outros feridos

Parte da Torre dei Conti, monumento histórico, desabou durante obras de restauração; equipes se empenham para tirar um trabalhador preso sob os escombros

, em Uberlândia

-

Torre desaba em Roma e deixa quatro feridos durante obras no centro histórico. A Torre dei Conti, um dos marcos medievais mais antigos da capital italiana, teve um desabamento parcial na manhã desta segunda-feira (3).

Um trabalhador de 66 anos ficou preso sob os escombros, mas apresenta sinais vitais, segundo as equipes de resgate. Outro, de 64, teve traumatismo craniano e foi levado ao hospital, enquanto dois operários sofreram ferimentos leves e foram atendidos no local.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Imagem da Torre dei Conti onde vídeo flagrou parte do momento do desabamento
Torre desaba em Roma e momento é registrado; desabamento circula nas redes sociais – Crédito: X/Reprodução

O acidente ocorreu por volta das 10h (horário local), enquanto a torre passava por obras de restauração. A construção, erguida no século XIII e localizada próxima ao Coliseu, teve desabamento de parte da lateral colapsada, levantando uma nuvem de poeira que pôde ser vista de vários pontos da cidade.

As equipes de resgate continuam no local e trabalham desde o desabamento. Segundo o chefe da província de Roma, Lamberto Giannini, o trabalhador soterrado conseguiu sobreviver graças à rápida intervenção dos bombeiros durante as primeiras tentativas de resgate.

“Conseguimos protegê-lo, mesmo sem libertá-lo. Todos os esforços estão concentrados em salvá-lo com segurança”, declarou.

 Torre dei Conti, com bombeiros e aglomerações de pessoas próximas onde ocorreu acidente com trabalhadores, após desabamento parcial
Parte da Torre dei Conti, no centro de Roma – Crédito: ANSA/Reprodução

No momento do colapso, 11 trabalhadores atuavam na restauração da torre.

O Ministério Público de Roma abriu uma investigação por desastre negligente e lesão negligente, para apurar as causas do acidente, incluindo a hipótese de falhas estruturais internas.

×

Leia Mais

O Corpo de Bombeiros e técnicos da vigilância sanitária italiana estão monitorando a estabilidade do prédio. “Será uma operação longa e delicada. O terreno é instável e há perigo de colapso adicional”, explicou Giannini.

A Torre dei Conti foi construída por ordem do papa Inocêncio III, no início do século XIII, como residência fortificada da influente família Conti. O edifício, de 29 metros de altura, é um símbolo da Roma medieval e já passou por diversas intervenções estruturais ao longo dos séculos.

Torre desaba em Roma mais de uma vez

Ainda conforme a ANSA, um segundo desabamento ocorreu após o início do resgate dos trabalhadores, atingindo uma equipe de bombeiros que atuava no local. Um bombeiro precisou ser encaminhado a um Hospital Oftalmológico da cidade.

O trânsito de pedestres e veículos está fechado no trecho afetado para facilitar a intervenção dos bombeiros.