Terminal Universitário em Uberlândia vai atender 20 mil passageiros por dia
Nova estrutura no Setor Sul terá cinco plataformas, corredor exclusivo e deve beneficiar moradores de bairros em expansão como o Shopping Park e Jardim Sul
A cidade de Uberlândia se prepara para um avanço significativo em sua mobilidade urbana com a implantação do Terminal Universitário, localizado na Zona Sul. A estrutura, que terá mais de 20 mil m² de área total, foi projetada para atender cerca de 20 mil passageiros diariamente e promete melhorar a integração do transporte público entre os principais bairros da região.
A obra do Terminal Universitário em Uberlândia faz parte do programa de ampliação dos terminais do Sistema Integrado de Transporte (SIT), que hoje conta com oito estruturas em operação e ganhará, com o novo projeto, o nono terminal da rede.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O novo terminal será construído no encontro das avenidas Lidormira Borges do Nascimento e Nicomedes Alves dos Santos, em frente ao Centro Universitário do Triângulo (Unitri), área que foi desapropriada pelo Município após um longo processo iniciado em 2017. O terreno, que também faz divisa com o Uberlândia Shopping, tem mais de 21 mil m² e foi avaliado em cerca de R$ 9,7 milhões.
A obra, orçada em aproximadamente R$ 40 milhões, contempla a construção de cinco plataformas, com capacidade para 19 ônibus simultaneamente, além de uma estrutura coberta de 7,5 mil m². O terminal vai atender, inicialmente, 12 linhas do transporte coletivo, com uma média de 400 viagens por dia.
Outro destaque é o corredor exclusivo de ônibus, com 3,9 km de extensão por sentido ao longo da Av. Nicomedes Alves dos Santos, com nove estações de embarque e desembarque até a região central da cidade. Essa faixa exclusiva deve agilizar o deslocamento dos coletivos, principalmente nos horários de pico.
Leia Mais
Terminal Universitário vai integrar bairros em crescimento e impulsionar o transporte coletivo
A construção do Terminal Universitário em Uberlândia tem uma função estratégica: garantir o atendimento pleno ao Setor Sul, única região da cidade que ainda não possui terminal próprio. Bairros como Shopping Park, Jardim Karaíba, Morada da Colina, Jardim Sul e Laranjeiras serão diretamente beneficiados com o novo ponto de embarque e desembarque.
Segundo a Prefeitura, a Zona Sul tem sido a principal área de expansão urbana nos últimos dez anos, com a construção de empreendimentos habitacionais verticais e novos loteamentos. Por isso, o terminal será essencial para garantir a fluidez da mobilidade urbana e a eficiência do transporte público.
Licitação está em fase final e obra deve durar até 12 meses
A licitação para execução da obra já está em fase de análise das propostas. O edital foi lançado neste ano e o prazo de conclusão previsto é de 12 meses, a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora. A expectativa é que a construção tenha início ainda em 2025, complementando o pacote de investimentos municipais que inclui obras como a trincheira da Av. Afonso Pena e a ciclovia da Av. Anselmo Alves dos Santos.