Rodovias do Triângulo e Alto Paranaíba são contempladas na nova fase do ‘Caminhos para Avançar’
Entre as estradas da região contempladas estão a MGC-455, MGC-230 e a MG-188, nesta última, as obras estão previstas para começar em maio
Obras de pavimentação e melhorias em rodovias do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estão incluídas na ampliação do Programa Caminhos para Avançar, do governo de Minas. Entre as estradas da região contempladas estão a MGC-455, MGC-230 e a MG-188, nesta última, o início dos trabalhos de recuperação estão previstos para começar agora em maio.

Na MGC-455, que liga Uberlândia a Campo Florido, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informou que está elaborando o projeto básico da segunda fase de pavimentação (Lote 2), que contempla uma extensão de 53,04 quilômetros. Após a conclusão do projeto básico, o órgão vai fazer a licitação pelo Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI) para contratação de empresa que deverá elaborar o projeto executivo e em seguida executar a obra. Inicialmente, o investimento previsto para este trecho será de R$ 200 milhões.
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Segundo o DER, o projeto básico do Lote 2 será custeado por duas Usinas do setor Sucroenergético (Usina Vale do Tijuco-CMAA e Usina Coruripe) – por meio do Protocolo de Intenções nº 16 / 2018, firmado entre o Estado de Minas Gerais (representado pela SEINFRA, SEDE e o InvestMinas) e a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), orçado em R$ 2.2 milhões.
A MGC-455 tem uma extensão de 107,7 quilômetros. O DER informou que para as obras de pavimentação, o segmento foi dividido em dois lotes, tendo como ponto de referência a ponte do rio Cabaçal. O Lote 1 que vai de Uberlândia até a ponte do rio Cabaçal com 54,66 quilômetros foi concluído em março de 2019. A construção da ponte sobre o rio Cabaçal, também está concluída.
O departamento destacou que o maior benefício da via, depois de pavimentada, será de oferecer uma ligação direta, com menos distância, entre Uberlândia e o estado de São Paulo, contribuindo para o escoamento da produção agropecuária e industrial e a chegada de bens, insumos e serviços.
MG-188
Já a rodovia MG-188 receberá melhorias no pavimento, com a realização da recuperação funcional de cerca de 150 quilômetros, proporcionando um corredor em boas condições de tráfego, ligando Patrocínio, Coromandel e Guarda-Mor. As obras foram divididas em dois lotes:
No trecho entre Coromandel e o entroncamento com a BR-365, em Patrocínio, com 56,8 quilômetros de extensão, o investimento será de R$ 39,3 milhões. O prazo contratual para a execução dos serviços é de 24 meses, com início previsto para maio. Já o trecho entre Guarda-Mor e Coromandel, com seus 92,3 km, receberá um investimento de R$ 44,4 milhões. Assim como o primeiro segmento, o prazo de conclusão é de 24 meses, com o início dos trabalhos também agendado para maio.
MGC-230
Por sua vez, na MGC-230, o DER informou que serão feitas obras de ampliação da faixa e restauração do pavimento em uma extensão de 15,2 quilômetros. O investimento é de R$ 30 milhões e não há previsão para início das obras.
Caminhos para Avançar
Na semana passada, o governo de Minas anunciou a ampliação do Programa Caminhos para Avançar, com a adição de 23 novas obras rodoviárias. Ao todo serão 164 intervenções. O programa prevê obras de recuperação de pavimento, implantação de novas vias, além de pontes e viadutos em diversas regiões de Minas.
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Iniciado em 2022, o programa tem um alcance total de 4,7 mil quilômetros de rodovias atendidas. O investimento saltou de R$ 2 bilhões para R$ 5,2 bilhões. Um balanço divulgado pelo DER recente indica 83 empreendimentos concluídos, totalizando 2,6 mil quilômetros recuperados com investimento de R$ 2,1 bilhões. Atualmente, 36 obras estão em andamento, abrangendo 1.060 quilômetros da malha rodoviária estadual. A expectativa é que mais 45 obras (788 km, R$ 1 bilhão) sejam iniciadas nos próximos anos.