População indígena de Uberlândia cai 16% em 12 anos, aponta IBGE
Pesquisa revela que a população indígena passou de 926 para 775, mas mantém diversidade étnica e alta escolaridade
-
Uberlândia registrou 775 indígenas no Censo 2022, conforme dados do IBGE, o equivalente a 0,11% da população total. O levantamento revela uma redução expressiva em relação ao Censo de 2010, que contabilizou 926 pessoas, evidenciando uma diminuição de cerca de 16,4% na população indígena do município.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Características da população indígena de Uberlândia
Mesmo com a redução apontada, Uberlândia apresenta uma vasta diversidade de povos indígenas. O Censo 2022 identificou a presença de 70 etnias diferentes e 21 línguas faladas pelos indígenas que hoje vivem em Uberlândia.
Uma das características mais marcantes da população indígena em Uberlândia é a sua condição de moradia. A pesquisa indica que mais de 98% dos indígenas residentes estão concentrados na zona urbana da cidade.
Essa situação é complementada pela constatação de que o município não possui terras indígenas demarcadas. A maioria dessa população vive em casas, seguida por aqueles que residem em apartamentos.
Em relação aos indicadores sociais, a população indígena em Uberlândia demonstra um alto nível de acesso à educação formal. Cerca de 95% dos indígenas na cidade são alfabetizados. O dado é ainda mais relevante ao analisar a faixa etária mais jovem, 100% dos indígenas entre 20 e 34 anos são alfabetizados.
Leia Mais
Cenário estadual e nacional
Em Minas Gerais, os povos indígenas representam 0,18% da população, com cerca de 2078 etnias. Em relação a indicadores de educação, aproximadamente 85% dessa população é alfabetizada. Já no Brasil, a população indígena tem o percentual de 0,83%, com uma alfabetização de mais de 84%.