Monte Alegre tem aulas suspensas e Uberaba enfrenta interrupção no abastecimento de água
Três escolas de Monte Alegre tiveram atividades interrompidas, enquanto Uberaba enfrentou fechamento noturno dos reservatórios de água
-
Moradores de duas cidades do Triângulo enfrentaram situações distintas de interrupção de serviços nesta sexta-feira (3), por conta de falta de água. Em Monte Alegre, três escolas municipais tiveram as aulas suspensas no período da manhã, enquanto em Uberaba a Codau anunciou o fechamento noturno dos reservatórios de água, medida que afetará o fornecimento em toda a cidade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Em Monte Alegre, segundo a Secretaria de Educação, as aulas ocorreram até por volta das 9h, mas precisaram ser suspensas ainda no turno da manhã. A secretaria informou que o retorno depende de novas orientações da Prefeitura. Ainda não há previsão oficial para normalização.
As escolas afetadas foram:
- Escola Municipal Antenor Airossa Machado
- Escola Municipal Márcia Caetano Alves
- Núcleo Pré-Escolar Mirací de Sousa Mesquita
A Prefeitura de Monte Alegre de Minas decidiu adotar medidas restritivas depois que o nível do Rio Babilônia, responsável pelo abastecimento da cidade, registrou uma queda acentuada. O reservatório que faz a captação apresentou redução fora do padrão, o que afetou o fornecimento em diferentes bairros.
De acordo com a administração municipal, somente as creches continuam funcionando normalmente. Em comunicado oficial, a Prefeitura informou que, devido à gravidade da situação, será decretado estado de emergência em todo o município. Também destacou que ações emergenciais estão em andamento para amenizar os impactos e reforçou o pedido de uso consciente da água pela população.
Leia Mais
Situação em Uberaba
Já em Uberaba, a Codau informou que o abastecimento será interrompido entre 21h desta sexta e 4h30 de sábado (4). O fechamento é parte do plano de contingenciamento da seca, após um período de doze horas sem fornecimento iniciado na noite de quinta (2), quando os níveis dos reservatórios ficaram abaixo de 20%.
Na manhã desta sexta-feira (3), o índice chegou a 55%, mas a companhia alerta para risco de cortes emergenciais caso o consumo siga elevado.
De acordo com a Codau, a vazão do Rio Uberaba nesta sexta é de 960 litros por segundo, considerada crítica. A previsão do tempo não indica chuva e as temperaturas podem chegar a 33º, reforçando a necessidade de economia de água pela população.