Defesa Civil testa sirene de alerta contra enchentes na Rondon Pacheco, em Uberlândia

Equipamento foi acionado nesta quinta (23) em ponto crítico da avenida e integra plano municipal de prevenção para o período chuvoso

, em Uberlândia

-

A Defesa Civil de Uberlândia realizou, às 16h desta quinta-feira (23), o teste de uma nova sirene de alerta contra enchentes na avenida Rondon Pacheco, uma das áreas mais afetadas por alagamentos durante o período chuvoso. O equipamento foi acionado no cruzamento com a avenida Anselmo Alves dos Santos, ponto crítico que costuma sofrer inundações em dias de chuva intensa.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

sirene de alerta na Rondon
Defesa Civil testa sirene de alerta contra enchentes na avenida Rondon Pacheco, nesta quinta-feira (23) – Crédito: TV Paranaíba

Além do teste, as equipes alertaram comerciantes, moradores e motoristas sobre os procedimentos de segurança em situações de risco, e reforçaram a importância da prevenção e da resposta rápida a emergências. A medida faz parte do Plano Integrado de Ações e Prevenção aos Impactos Climáticos, lançado pela Prefeitura de Uberlândia no início de outubro.

Durante a ação, equipes das secretarias municipais de Segurança Integrada e de Trânsito e Transportes (Settran) visitaram estabelecimentos da avenida para repassar informações sobre os riscos das chuvas, entregar panfletos educativos e colher dados que auxiliem o monitoramento da região.

×

Leia Mais

Segundo o secretário municipal de Segurança Integrada, coronel Fernando dos Reis, a visita aos comércios também busca criar um canal direto de comunicação entre a Defesa Civil e quem trabalha ou circula pela Rondon Pacheco.

“Estamos entregando panfletos com dicas de segurança e coletando informações para ter um canal rápido de emissão de alertas e boletins. Também verificamos se os estabelecimentos possuem câmeras voltadas para a via pública e se há interesse em compartilhar as imagens para reforçar o monitoramento. Hoje temos 16 câmeras da Prefeitura, mas queremos ampliar esse número”, explicou.

Segundo o secretário, até a próxima semana deverão ser instaladas quatro sirenes de alerta em diferentes pontos da avenida, que serão acionadas sempre que houver risco de enchentes.

“Até dezembro, teremos também dez painéis de mensagens com sirenes integradas, que informarão sobre condições climáticas, acidentes e rotas alternativas”, completou.

As medidas integram o esforço para reduzir os impactos das chuvas em áreas críticas da cidade, especialmente na Rondon Pacheco, considerada uma das principais vias de ligação e também uma das mais vulneráveis a inundações.