Crise hídrica em Uberaba: chuva fraca não melhora sistema de abastecimento
Chuva de 3,4 milímetros não interfere na situação do Rio Uberaba e o sistema de abastecimento continua crítico
-
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) emitiu nesta sexta-feira (10) um novo alerta sobre a possibilidade de fechamento emergencial dos reservatórios de água em Uberaba. Mesmo após a chuva leve de 3,4 milímetros, registrada pela manhã, a situação do Rio Uberaba e do sistema de abastecimento continua crítica, com reservatórios com 34% de armazenamento, abaixo do ideal de 70%.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo a companhia, caso o nível caia para menos de 20%, o fornecimento será interrompido imediatamente. O racionamento de água em Uberaba completou 10 dias nesta sexta-feira (10), afetando moradores que enfrentam dificuldades para realizar tarefas básicas como tomar banho, lavar louça e preparar refeições.
Reservatórios continuam críticos
O vazão do Rio Uberaba se manteve em torno de 1.000 litros por segundo, inferior ao mínimo necessário de 1.200 l/s. A Codau reforça que a água é liberada primeiro nas regiões mais baixas, enquanto nas áreas mais altas a pressão ainda pode ser insuficiente. Conforme a Codau, moradores devem armazenar água diretamente do hidrômetro para garantir o mínimo necessário durante o racionamento.
Leia Mais
Chuvas fracas não aliviam crise hídrica em Uberaba
A cidade registrou nesta sexta-feira (10) um acumulado de chuvas de 3,4 milímetros durante a manhã, insuficiente para resolver a situação. A Codau reforçou que a população deve restringir o uso de água apenas para atividades essenciais, como beber, cozinhar e tomar banho. A liberação do recurso acontece simultaneamente em toda a cidade, mas a pressão é maior nas áreas baixas e menor nas regiões mais altas. Nesses locais, a orientação é armazenar água diretamente do hidrômetro para garantir o consumo mínimo.
No sábado (11) deve ter aumento da nebulosidade e formação de núcleos convectivos localizados, com possibilidade de chuvas moderadas de até 20 mm em alguns pontos. As temperaturas devem variar entre 19°C e 32°C, mas especialistas alertam que a precipitação isolada ainda não será capaz de reverter a crise hídrica.