Crise hídrica afeta abastecimento de água em Uberaba, Prata e Monte Alegre de Minas

Rio Uberaba registrou apenas 700 litros por segundo nesta segunda-feira (06), volume abaixo dos 1.200 l/s necessários para garantir o abastecimento da população

, em Uberlândia

-

A crise hídrica provocada pela escassez nos reservatórios e pelo aumento do consumo, devido às temperaturas elevadas, afeta diretamente as cidades de Uberaba, Prata e Monte Alegre de Minas nesta segunda-feira (6). Em Uberaba, os problemas de abastecimento são consequência da queda no nível do Rio Uberaba, que está muito abaixo do ideal para captação. Já em Prata e Monte Alegre, os sistemas operam com volumes reduzidos, o que tem levado as autoridades a adotarem manobras emergenciais para garantir o fornecimento mínimo de água. A população foi orientada a restringir o uso da água apenas a atividades essenciais, como higiene pessoal, preparo de alimentos e hidratação.

Crise hídrica se agrava em Uberaba, Prata e Monte Alegre com altas temperaturas
Crise hídrica se agrava em Uberaba, Prata e Monte Alegre com altas temperaturas – Crédito: Freepik/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Escassez em Uberaba

Uberaba passa por uma grave crise hídrica desde a última quarta-feira (1º), agravada pela baixa vazão do Rio Uberaba, que nesta segunda-feira (06) registra apenas 700 litros por segundo, muito abaixo dos 1.200 l/s necessários para atender à cidade. Diante do consumo elevado e das altas temperaturas, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) precisou realizar fechamentos emergenciais dos reservatórios, que chegaram a níveis críticos durante o fim de semana. Em nota a companhia comunicou:

“A liberação da água acontece ao mesmo tempo para toda a cidade, mas em diferentes estágios, pois circula por gravidade na rede. Primeiro, nas regiões mais baixas e próximas aos reservatórios e, depois, nas áreas mais altas. Diante da grave situação, nas regiões mais altas existe a possibilidade da água não ter força para chegar às caixas d’água. Neste caso, a orientação é que a população utilize recipientes para armazenar água diretamente do hidrômetro, apenas para as atividades essenciais.”

As temperaturas devem chegar a 37ºC nesta terça-feira (06) na cidade, com possibilidade de chuva isolada somente a partir de quinta-feira (09). A companhia alerta que, se os reservatórios atingirem nível inferior a 20%, haverá novo fechamento emergencial e a população será avisada.

Em um post nas redes sociais a Codau realizou um apelo em meio ao enfrentamento:

Na cidade todos os reservatórios foram fechados em caráter emergencial das 11h às 23h desta segunda-feira (06), após o índice de armazenamento cair abaixo de 20%, conforme o Plano de Contingência da Seca, o que determina “Fechamento Total Emergencial” em um boletim de abastecimento de água publicado pela Codau.

Situação em Prata

Em Prata, a Copasa informa que os reservatórios apresentam baixo nível desde sexta-feira (03), em razão do consumo elevado devido ao calor intenso. O abastecimento deve ser normalizado ao longo desta quarta-feira (07).

Em nota a empresa emitiu uma orientação a população a utilizar água de maneira consciente. “Medidas simples podem ajudar na economia, como fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba ou lavar louça, abrindo apenas no momento de enxaguar; tomar banhos curtos; acumular roupas sujas e lavar uma vez por semana; reaproveitar a água da máquina de lavar para áreas externas; regar plantas com regador, evitando mangueira; priorizar horários antes das 10h ou após 16h; varrer o quintal em vez de lavá-lo; e lavar o carro com balde, e não com mangueira.”

×

Leia Mais

Recuperação em Monte Alegre de Minas

Em Monte Alegre de Minas, a Prefeitura informou que as intervenções no sistema de bombeamento foram concluídas e o abastecimento foi restabelecido. As aulas da rede municipal retornam normalmente nesta segunda-feira, 06 de outubro. Apesar da normalização, a administração reforça a necessidade de uso consciente da água, pois o município ainda enfrenta condições climáticas adversas que podem afetar o fornecimento.

Em comunicado a Prefeitura reforçou: “É importante que a população continue utilizando a água de forma consciente, uma vez que o município ainda enfrenta período de crise hídrica.”