Com aumento do nível da água, Uberaba reabre todos os reservatórios nesta segunda (13)

Queda no consumo e chuva ajudaram a manter abastecimento após o índice subir para 59,5%; Codau pede uso consciente até que o Rio Uberaba se recupere completamente

, em Uberlândia

Após dias de atenção por causa da seca, Uberaba começou a semana com uma boa notícia. A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que todos os reservatórios da cidade permanecem abertos nesta segunda-feira (13), graças à combinação entre o aumento do nível de reservação e a redução no consumo de água pelos moradores.

Codau reabre todos os reservatórios de Uberaba após aumento no nível de água - Crédito: Codau/Divulgação
Codau reabre todos os reservatórios de Uberaba após aumento no nível de água na captação do rio Uberaba – Crédito: Codau/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Na noite de domingo (12), os reservatórios estavam com 40,1% da capacidade. Já na manhã desta segunda, o índice subiu para 59,5%, segundo dados divulgados pela companhia. A melhora no volume armazenado e a queda de 13,5% no consumo permitiram seguir o plano de contingenciamento da seca sem necessidade de interrupções no abastecimento.

A vazão do Rio Uberaba, principal manancial da cidade, está estável, em torno de 1.200 litros por segundo, considerado o limite mínimo necessário para garantir o fornecimento de água à população.

SAIBA MAIS: Uberaba decreta emergência por falta de água e anuncia multa em casos de desperdício

A recuperação parcial foi favorecida por uma chuva significativa de 33,4 milímetros, registrada na madrugada desta segunda-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão prevê ainda novas chuvas isoladas ao longo da semana.

×

Leia Mais

Mesmo com a melhora no cenário, a Codau alerta que o momento ainda é de uso consciente da água. A orientação é para que os moradores mantenham hábitos de economia até que as chuvas se tornem constantes e o rio volte a níveis seguros de captação.

“O apoio da população é fundamental para garantir que não falte água até que o período chuvoso se consolide”, reforçou a companhia em nota.