Codau registra denúncias de desperdício em meio à falta de água em Uberaba

Falta de água em Uberaba força fechamento de reservatórios, enquanto prefeitura emite notificações e alerta para multas por desperdício

, em Uberlândia

A Prefeitura registou 12 casos de denúncias de desperdício de água potável em uma semana, em meio a um cenário crítico de falta de água em Uberaba. Dessas denúncias, 7 se tornaram notificações formais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Escassez no Rio Uberaba leva à multa e restrições no abastecimento por falta de água em Uberaba
– Crédito: Codau/Divulgação

As denúncias foram contabilizadas entre o dia 8 de outubro e está última quarta-feira (15). Conforme a lei municipal, a reincidência de notificações pode resultar em uma multa de R$ 418.

Codau fecha reservatórios por falta de água em Uberaba

Desde o mês passado, o município enfrenta um clima seco que dificulta o abastecimento de água.

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) anunciou que haverá mais um fechamento noturno na noite desta quinta-feira (16), das 21h às 4h30 de sexta-feira (17), como parte do plano de contingenciamento de seca.

A Codau também informou que, na manhã desta quinta-feira (16), a vazão do Rio Uberaba voltou a apresentar queda, em 1.100 litros por segundo, abaixo do mínimo necessário para o abastecimento da cidade, que é de 1.200 l/s.

×

Leia Mais

Os reservatórios já foram fechados outras vezes nos últimos dias e algumas outras medidas também foram tomadas, como um sistema de transposição do Rio Claro — que auxilia a vazão do Rio Uberaba por meio de dois conjuntos motobombas.