Codau anuncia novo fechamento noturno no abastecimento de água em Uberaba

Suspensão começa às 21h deste sábado (4) e vai até 4h30 de domingo; alto consumo aumenta risco de cortes emergenciais antes do previsto

, em Uberlândia

Abastecimento de água em Uberaba será suspenso novamente neste fim de semana. Moradores da cidade enfrentarão interrupção no fornecimento após a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) confirmar que todos os reservatórios serão fechados das 21h deste sábado (4) até 4h30 da manhã de domingo (5), em cumprimento ao Plano de Contingenciamento da Seca.

A medida ocorre depois que os níveis de reservação atingiram 27,7% na noite de sexta-feira (3), patamar que exige a adoção do “Fechamento Total Noturno”.

Codau fecha reservatórios de abastecimento de água em Uberaba - Crédito: Codau/Divulgação
Codau fecha reservatórios de abastecimento de água em Uberaba – Crédito: Codau/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo a Codau, a situação é agravada pelo alto consumo registrado nesta sexta-feira, que chegou a 36,6%, praticamente o dobro do ideal, estimado em 18%. Com isso, há risco de um novo fechamento emergencial ainda na tarde deste sábado, possivelmente antes das 17h, dependendo do comportamento da população.

A autarquia reforça que, após cada reabertura dos reservatórios, a água leva mais tempo para alcançar bairros em áreas mais altas, já que o abastecimento começa pelas regiões mais baixas. Neste sábado, por exemplo, os reservatórios foram reabertos às 5h, mas a normalização do fornecimento foi gradual.

×

Leia Mais

Na medição das 6h, o índice de reservação havia subido para 49,5%, com captação de 1.090 litros por segundo no rio Uberaba. Apesar disso, a previsão de consumo elevado ao longo do dia mantém a possibilidade de novos cortes.

A Codau orienta a população a economizar e utilizar a água apenas para atividades essenciais, como preparo de alimentos, higiene pessoal, além da lavagem de roupas e utensílios domésticos.