Chuvas intensas colocam duas áreas de BH em estado de alerta para deslizamentos

Segundo a Defesa Civil, as regionais Nordeste e Leste da capital podem apresentar deslizamentos de terra, inundações e quedas de muros

, em Uberlândia

Devido aos altos volumes de chuvas registrados nas últimas horas desta quinta-feira (30) e à previsão de novas precipitações, a Defesa Civil de Belo Horizonte colocou as regionais Nordeste e Leste da capital em alerta de risco geológico forte, válido até a próxima segunda-feira (03). Outras regionais, Pampulha, Venda Nova e Norte, estão sob risco moderado de deslizamentos durante o mesmo período.

Chuvas intensas colocam duas áreas de BH em estado de alerta para deslizamentos
Defesa Civil aciona alerta em Belo Horizonte por risco de deslizamentos e alagamentos – Crédito: Defesa Civil/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo a Defesa Civil, áreas em risco podem apresentar deslizamentos de terra, inundações e quedas de muros, exigindo atenção especial ao grau de saturação do solo, rachaduras em paredes e sinais de construções instáveis.

Chuvas causam transtornos e alagamentos em áreas de BH

A forte chuva da tarde de quinta-feira provocou alagamentos em pontos da cidade, como na estação Santa Inês do Metrô, próximo às catracas. A previsão inicial era de pancadas de 30 a 50 mm, com raios e ventos de até 50 km/h, mas às 17h51, os volumes foram atualizados para 60 a 100 mm.

O trânsito também ficou lento em diversos trechos, incluindo a Avenida Antônio Carlos, no bairro Cachoeirinha, o Anel Rodoviário e a Avenida Cristiano Machado. Por volta das 17h, a situação já estava normalizada em várias regiões, com exceção da Oeste, onde a chuva persistia de forma moderada.

O Metrô BH informou que equipes de manutenção foram acionadas para avaliar a estação Santa Inês e seu entorno, e que o serviço já voltou ao normal por volta das 17h.

×

Leia Mais

Medidas preventivas recomendadas

Segundo o alerta emitido, a população deve ficar atenta a sinais de perigo, como trincas nas paredes, água acumulada no quintal, portas e janelas que emperram, rachaduras no solo, água saindo da base de barrancos, inclinação de postes ou árvores, muros e paredes estufados, além de estalos e ruídos suspeitos. Em caso de percepção de risco imediato, a Defesa Civil orienta que os moradores saiam do imóvel e acionem o telefone 199. Para situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser contatado pelo número 193.

Para reduzir riscos, a Defesa Civil indica:

  • Evitar cortes altos ou inclinados nos barrancos;

  • Instalar calhas no telhado;

  • Consertar vazamentos em caixas-d’água e reservatórios;

  • Não jogar lixo ou entulho em encostas;

  • Evitar despejo de esgoto nos barrancos;

  • Não realizar queimadas.

A Defesa Civil reforça que, mesmo após a diminuição da chuva, o risco permanece devido à saturação do solo. Recomenda-se evitar áreas de encosta e observar qualquer sinal de instabilidade em imóveis ou árvores próximas.

Pontos de alagamento em Uberlândia

Nesta quinta-feira (30), a Defesa Civil também emitiu alerta amarelo de chuva moderada a forte para Uberlândia. Pequenos pontos de alagamentos foram registrados na cidade, nos bairros Presidente Roosevelt, Brasil, Custódio Pereira, Santa Rosa e Bom Jesus. Houve forte chuva em diversos bairros da cidade.