Chuva forte em Prata causa estragos e alagamentos; ventos de 67 km/h e 55 mm de chuva

Defesa Civil registrou queda de árvores, placas e portões, além de ruas e escolas alagadas; prefeitura orienta população a procurar atendimento médico em caso de contato com água contaminada

, em Uberlândia

-

Uma forte chuva acompanhada de ventania atingiu a cidade de Prata, no Triângulo Mineiro, na noite de sexta-feira (31). Segundo a Defesa Civil, rajadas de vento atingiram 67 km/h por volta das 19h, e o volume de chuva chegou a 55 milímetros em cerca de 40 minutos. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos.

Chuva forte causa estragos e alagamentos em Prata; Maritaca caiu do ninho
Devido à forte chuva em Prata, um casal de maritaca caiu da árvore; morador que fez o resgate disse que um deles não sobreviveu à queda – Crédito: Redes Sociais/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com o órgão, a tempestade provocou a queda de árvores, portões e placas, entre elas, a de uma farmácia na avenida Brasil, além de túmulos quebrados e alagamentos em vários pontos da cidade. Em imagens feitas por moradores e cedidas ao portal pelo Realidade Pratense, é possível ver ruas tomadas pela água, correnteza forte e queda de energia, além de árvores.

Chuva forte causa estragos e alagamentos em Prata;
Portão de residência caiu em função de fortes rajadas de vento, que atingiram 67 km/h – Crédito: Redes Sociais/Reprodução

 

A força do vento também provocou a queda de um bambuzal na MGC-497, trecho urbano de Prata, o que chegou a interditar parcialmente a via. A pista foi liberada na manhã deste sábado (1º) após a retirada dos entulhos pela Prefeitura.

Equipes da prefeitura realizando limpeza nas vias após forte chuva em Prata
Equipes da Prefeitura realizaram limpeza nas vias após queda de árvores e acumulo de terra – Crédito: Redes Sociais/Reprodução
×

Leia Mais

SAIBA MAIS: Vídeo: chuva atinge Uberlândia e Defesa Civil emite alerta extremo de tempestade

Moradores relataram momentos de apreensão durante a chuva. “Começou por volta das 18h30 a ventania. Às 19h já era desespero geral com o vento mais forte e a chuva”, contou uma moradora da cidade.

Pela manhã, algumas ruas ainda estavam alagadas. O prefeito da cidade alertou para o nível de poluição nos esgotos, que são uma das causas dos alagamentos.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Xexéu (PP) informou que equipes da prefeitura estão trabalhando na limpeza das áreas atingidas. Ele também orientou que pessoas que tiveram contato com a água contaminada, especialmente onde houve transbordamento de esgoto, procurem atendimento médico nas unidades básicas de saúde (UBSF).