Céu fechado para Campinas: Uberaba perderá voo para Viracopos em agosto
Com fim da rota da Azul, cidade manterá apenas um voo diário para Confins; Gol também encerrou conexão com São Paulo em 1º de junho
-
A partir de agosto, o aeroporto de Uberaba verá seu número de voos diminuir. A Azul Linhas Aéreas vai suspender a rota com destino a Campinas (SP); atualmente a companhia oferece dois voos regulares para este destino. A partir do fim da conexão, vai restar à cidade apenas uma ligação aérea diária para Belo Horizonte. A medida, segundo a companhia, faz parte de ajustes operacionais. A decisão intensifica uma tendência de redução na malha aérea local, que já havia sido afetada pelo encerramento da operação da Gol para São Paulo.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A suspensão do voo Uberaba–Viracopos entrará em vigor no dia 3 de agosto, conforme informou a Azul. A empresa justificou que a alteração está relacionada a um realinhamento da capacidade com a demanda atual. Com isso, a única rota mantida será para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, que também é operado pela companhia.
A empresa afirma que os passageiros afetados serão assistidos conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula os direitos dos consumidores em situações como essa.
Leia Mais
Essa não é a primeira perda recente para o aeroporto Mário de Almeida Franco. Em março, a Gol Linhas Aéreas também anunciou o encerramento dos voos entre Uberaba e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a partir de 1º de junho. A justificativa foi semelhante: ajustes de malha aérea, sem previsão de retomada.
Aeroporto de Uberaba
Diante desse cenário, a administradora do terminal, a Aena, informou por meio de nota que está trabalhando para ampliar a oferta de voos, com foco em atrair novas rotas e operações com aeronaves maiores. A empresa destaca que possui programas de incentivo que premiam companhias aéreas pelo aumento do número de embarques em seus terminais.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba também se manifestou, afirmando que mantém diálogo com as empresas do setor e que a justificativa da Azul para a suspensão da rota com Campinas está relacionada exclusivamente a ajustes internos e à conjuntura econômica da aviação.
Enquanto aguarda por novas conexões, o passageiro uberabense terá, ao menos por ora, como única alternativa o embarque diário rumo à capital mineira — e de lá, seguir para outros destinos.