Após explosão em condomínio, perícia investiga origem de vazamento de gás em Uberlândia

Corpo de Bombeiros têm 30 dias para concluir perícia sobre as causas da explosão em apartamento no Shopping Park; bloco ainda continua interditado

, em Uberlândia

-

A explosão provocado pelo vazamento de gás em um apartamento no quarto andar do Condomínio Colinas do Sul, no bairro Shopping Park, em Uberlândia, mobilizou uma equipe de peritos do Corpo de Bombeiros, que iniciou a perícia para identificar a origem do acidente. Segundo o tenente João Marcos Barros, o incêndio foi provocado pelo vazamento de gás. “Agora, nosso trabalho é analisar detalhadamente o que originou esse vazamento. Pode ter sido na instalação coletiva, em alguma ligação particular ou mesmo no fogão”, explicou. O laudo pericial deve ser concluído em 30 dias, período em que todas as provas, fotos e vídeos serão avaliados.

O bloco permanece interditado pela Defesa Civil, que solicitou a avaliação de um engenheiro para verificar a estrutura. Após a análise e a implementação das medidas de segurança necessárias, os moradores poderão retornar aos apartamentos. O bloco, que possui 16 unidades, continua sem previsão de liberação.

Explosão em condomínio por vazamento de gás
Imóvel no Shopping Park ficou destruído após explosão causada por vazamento de gás – Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação
×

Leia Mais

Barros destacou que a perícia do Corpo de Bombeiros é administrativa e técnica, voltada para identificar o ponto de falha que causou o vazamento. “Questões de responsabilidade serão analisadas posteriormente pela Polícia Civil”, completou. Ele acrescentou que o incêndio dificulta a análise, mas não impede que a equipe chegue a conclusões seguras.

Explosão em condomínio por vazamento de gás
Corpo de Bombeiros tem 30 dias para concluir a causa do vazamento de gás, que causou explosão em apartamento – Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O trabalho também considera normas de segurança para instalações de gás. Em apartamentos com gás canalizado, a mangueira que conecta o fogão ou cooktop deve ser metálica e resistente ao calor. Já botijões P13 não podem ficar em locais fechados e devem ser mantidos em áreas ventiladas, preferencialmente externas, para reduzir riscos de vazamentos.

O laudo final, esperado dentro de um mês, detalhará o que provocou o vazamento de gás, fornecendo informações técnicas fundamentais para prevenir novos acidentes e reforçando a importância da manutenção preventiva e do cumprimento das normas de instalação.