Apagão nacional atinge Uberlândia e outras cidades de Minas; energia é restabelecida após horas
Sistema de segurança do Sistema Interligado Nacional interrompeu fornecimento em bairros de Uberlândia e diversas regiões do país por quase 6 horas; energia foi restabelecida gradualmente
Um apagão atingiu várias cidades de Minas Gerais, incluindo bairros de Uberlândia, e afetou também outras regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira (14).
O fornecimento de energia foi interrompido por volta das 00h32 e começou a ser restabelecido gradualmente a partir das 2h em alguns bairros de Uberlândia, como São Jorge, Santa Mônica, Jardim Europa, Gran Ville e Granada. O serviço foi totalmente normalizado às 6h12.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo a Cemig, o desligamento ocorreu devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), um mecanismo de segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN) que interrompe automaticamente a energia em áreas específicas para evitar um colapso mais amplo da rede elétrica.
O restabelecimento ocorreu até 01h30, e às 06h12 todos os afetados já tinham energia normalizada. Segundo a companhia a prioridade foi garantir a retomada segura do fornecimento para todos os clientes. O problema deixou várias cidades mineiras sem luz em todas as regiões do estado.
Apagão nacional atinge Uberlândia
Em Uberlândia, a falta de energia impactou principalmente a região Sul e Norte da cidade, nos bairros:
-
São Jorge
-
Santa Mônica
-
Minas Gerais
-
Marta Helena
-
Segismundo Pereira
-
Jardim Europa
-
Gran Ville
-
Novo Mundo
-
Granada
Moradores relataram transtornos durante a madrugada, incluindo interrupção de aparelhos eletrônicos e dificuldades em residências e comércios. Confira imagens do momento:
Causas do apagão
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o incidente foi provocado por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná. O evento desligou toda a subestação de 500 kV e afetou a interligação entre as regiões, resultando na interrupção de aproximadamente 10.000 MW de carga em quatro subsistemas do país, no Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
O ERAC foi acionado automaticamente para proteger a rede elétrica nacional, funcionando como um “disjuntor gigante” que desliga áreas específicas, evitando danos mais graves ao sistema.
Leia Mais
Outros estados afetados
Além de Uberlândia e outras cidades de Minas Gerais, o apagão atingiu estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina. Em São Paulo, 937 mil clientes da Enel tiveram a energia interrompida, com relatos de queda que duraram até 20 minutos em alguns locais.
O ONS informou que investiga as causas do evento e monitora o sistema elétrico nacional para prevenir novas ocorrências.
Recomendações à população
Especialistas orientam que, durante apagões:
-
Aparelhos sensíveis sejam desligados;
-
Geladeiras e freezers permaneçam fechados;
-
Seguir informações das distribuidoras até a normalização do fornecimento.
A orientação é que durante quedas de energia, a população evite acender fósforos ou velas, pois o risco de acidentes aumenta, especialmente em locais com vazamento de gás. A alternativa mais segura é utilizar lanternas ou luzes portáteis.
Um caso recente reforça a importância da precaução, um idoso de 78 anos acabou provocando um incêndio ao acender fogo em um colchão para iluminar o apartamento durante um apagão.