Aeroporto de Brasília é destaque mundial e entra para o Top 10 dos melhores do mundo
Ranking internacional avaliou 250 terminais e colocou o aeroporto da capital federal entre os mais bem avaliados por pontualidade, qualidade de serviços e estrutura de lojas e alimentação
-
O Aeroporto de Brasília (Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek), foi eleito um dos dez melhores aeroportos do mundo, segundo o levantamento AirHelp Score 2025, divulgado nesta terça-feira (8). A capital federal alcançou a quarta posição no ranking global, sendo o único terminal brasileiro no Top 10 da lista, que analisou 250 aeroportos de 68 países.
A pesquisa avalia três critérios principais: pontualidade dos voos, opinião dos clientes sobre a qualidade dos serviços e estrutura de alimentação e lojas. O terminal brasiliense obteve nota geral de 8,47, com destaque para a pontualidade (nota 8,6). Já os quesitos de qualidade dos serviços e alimentação e lojas receberam nota 8,3 e 8,2, respectivamente.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Apesar do excelente desempenho do aeroporto de Brasília, o resultado geral do país representa a pior colocação do na história do ranking —que já chegou a contar com quatro aeroportos entre os dez melhores em 2022 e 2023. Em 2024, foram dois, número que agora caiu para apenas um.
Segundo o diretor-geral da AirHelp no Brasil, Luciano Barreto, a oscilação na presença dos aeroportos brasileiros no ranking está diretamente ligada à pontualidade dos voos, mas também ao impacto da percepção dos passageiros sobre os serviços oferecidos e a infraestrutura dos terminais.
Brasil ainda aparece no Top 20 com outros dois terminais
Além do aeroporto de Brasília, o Brasil ainda figura entre os 20 melhores do mundo com os aeroportos de Belém (13º lugar) e Santos Dumont, no Rio de Janeiro (17º lugar). O Santos Dumont, inclusive, foi destaque positivo nesta edição do AirHelp Score, ao subir 23 posições em relação ao ano anterior.
Outros aeroportos brasileiros tiveram desempenho variado:
- Fortaleza – 24ª posição
- Galeão (RJ) – 29ª posição
- Curitiba – 46ª posição
- Recife – 47ª posição
- Campinas – 73ª posição
- Belo Horizonte – 77ª posição
- Salvador – 113ª posição
- Porto Alegre – 216ª posição
A forte queda do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi atribuída ao longo período de interdição provocado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
MAIS! Aeroporto de Uberlândia é eleito o melhor do Sudeste pelo segundo ano consecutivo
Líder do ranking e metodologia
O aeroporto que lidera o AirHelp Score 2025 é o da Cidade do Cabo, na África do Sul, seguido por Doha (Catar) e Riade (Arábia Saudita). O levantamento da AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos de passageiros aéreos, é publicado anualmente desde 2015 e é considerado uma das mais confiáveis avaliações internacionais sobre aeroportos e companhias aéreas.
A metodologia analisa milhares de avaliações de passageiros (cerca de 13,5 mil neste ano) e dados de desempenho operacional registrados entre junho de 2024 e maio de 2025.