Aeroporto de Araguari vai receber R$ 11,5 milhões para reforma da pista
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou o Termo de Compromisso e autorização de licitação para execução das obras do aeroporto de Araguari
O aeroporto de Araguari vai receber R$ 11,5 milhões do Governo Federal para reformas na pista do terminal. A recuperação será o primeiro passo para reabertura do aeroporto, fechado desde 2017.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou na quarta-feira (1º), junto do prefeito Renato Carvalho, o Termo de Compromisso e autorização de licitação para execução das obras do aeroporto Santos Dumont.
A execução deve acontecer em até 17 meses e o valor de 11.566.197,27 será integralmente financiado por recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). O recurso deve ser usados para a reconstrução da camada asfáltica da pista de pouso e decolagem, adição de áreas de giro nas cabeceiras, instalação de áreas de segurança de fim de pista (RESA), adequação da pista de táxi e pátio de aeronaves, implantação de nova sinalização horizontal e construção de via de acesso aos hangares.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Dados técnicos
A pista principal terá 1.410 metros de comprimento por 30 metros de largura, com reforço do pavimento e implantação de áreas de segurança nas cabeceiras. O pátio de aeronaves será ampliado para cinco posições de estacionamento.
As melhorias incluem ainda uma pista de táxi de 219 metros, a instalação de sinalizações horizontal e vertical renovadas, cerca operacional e equipamentos de apoio à navegação, como biruta e farol rotativo. Essas mudanças vão permitir operações mais seguras e aumentar a capacidade do aeroporto para atender à demanda de passageiros e cargas na região.
Leia Mais
Mais obras
O aeroporto foi fechado há 8 anos devido às condições da pista e conservação geral do espaço. Desde 1994 a Prefeitura é a responsável por administrar o aeroporto. Como se trata de um patrimônio histórico, as demais refiormas necessárias, incluindo do terminal podem ser feitas como captação via Lei Rouanet.
Ao mesmo tempo em que a pista recebe melhorias, o plano municipal é fazer as demais reformas necessárias. A expectativa é que em junho de 2027 tudo esteja pronto. Numa terceira fase, já com o aeroporto reaberto, o Município estuda uma concessão com a possibilidade de ampliação. Seria feita uma nova pista e abertura de novos angares.