Abastecimento de água será suspenso neste sábado (20) em Uberaba para recomposição de reservatórios

Medida faz parte do Plano de Contingenciamento da Seca; suspensão começa às 21h e vai até 4h30 de domingo (21)

, em Uberlândia

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) anunciou que todos os reservatórios de Uberaba serão fechados neste sábado (20) para recomposição dos níveis de água. A medida faz parte do Plano de Contingenciamento da Seca e será aplicada entre 21h de sábado e 4h30 de domingo (21), suspendendo o fornecimento por sete horas e meia.

Segundo o boletim, o índice de reservação estava em 33,3% às 22h de sexta-feira (19). Por isso, a companhia decidiu adotar o chamado “Fechamento Total Noturno”, com a interrupção do abastecimento para recuperar os níveis.

Abastecimento de água será suspenso neste sábado (20) em Uberaba para recomposição de reservatórios
Codau segue com seu Plano de Contingenciamento da Seca – Foto: TV Paranaíba/reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Dois dias de medidas emergenciais

De acordo com a Codau, os reservatórios foram reabertos às 5h30 deste sábado, após 12 horas de fechamento emergencial realizado na sexta-feira (19). Esse foi o segundo dia consecutivo em que medidas de contingência precisaram ser aplicadas.

Às 6h deste sábado, o nível dos reservatórios estava em 58,1%, número considerado acima da média dos últimos dias, reflexo do fechamento emergencial. No entanto, o órgão alerta que esse índice deve cair bastante ao longo do dia conforme o consumo da população.

×

Leia Mais

Consumo alto pode antecipar nova suspensão

A Codau reforça que os sábados são os dias de maior consumo de água em Uberaba e que a colaboração da população é fundamental para evitar novas manobras emergenciais. A recomendação é para que moradores economizem água, realizem apenas tarefas essenciais e priorizem o reaproveitamento em atividades como lavar quintais. “Quanto maior o gasto, mais cedo será necessário suspender o abastecimento novamente”, alertou a companhia.