Páscoa em Uberlândia: 89,2% dos consumidores têm o hábito de presentear, aponta levantamento
Pesquisa da CDL revela que quase 100% dos entrevistados compram ovos de chocolate para amigos e familiares, impulsionando o comércio local
-
A Páscoa em Uberlândia movimenta o comércio com o aumento da demanda por chocolates e outros produtos típicos da data. Um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) revelou que 89,2% dos consumidores têm o hábito de presentear amigos e familiares com ovos de chocolate, consolidando a data como uma das mais relevantes para o setor varejista da cidade.

Locais preferidos para as compras
Entre os locais mais escolhidos para as compras, lojas especializadas lideram com 43,7%, seguidas por redes de supermercados (35,6%) e pequenos produtores artesanais (18,2%). As compras online ainda representam uma fatia reduzida do mercado, com apenas 2,5% dos consumidores de Uberlândia optando por essa modalidade.
Preferências de marcas e opções especiais
Sobre a preferência em relação às marcas, 56,9% dos consumidores escolhem chocolates tradicionais, enquanto 18,8% optam por versões artesanais. Outros 24,3% afirmam não ter uma marca específica. O estudo também revelou um crescimento na procura por produtos com opções diet, sem glúten ou sem lactose, que representam 19,4% da demanda.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Produtos mais procurados além dos chocolates
Além dos ovos de chocolate, outros produtos típicos da Páscoa em Uberlândia também registram alta procura. Entre os itens mais comprados estão peixes (40,6%), vinhos (10%), frutos do mar (6,9%), massas e pães (4,3%) e azeite (1,3%).
Planejamento das compras
O levantamento apontou ainda o comportamento do consumidor em relação ao planejamento das compras. A maioria (61,9%) deixa para adquirir os produtos na última semana antes do feriado. Outros 29,4% fazem suas compras com 15 a 30 dias de antecedência, enquanto 5% se planejam com mais de um mês e 3,7% deixam para o último dia.
Em relação à variedade de ovos de chocolate disponíveis no comércio local, 61,9% dos consumidores avaliam como boa, 36,2% como média e apenas 1,9% consideram ruim.