Opção para pré-treino: UFV cria doce de leite sem açúcar e lactose

Com 25% menos calorias e sabor tradicional, o doce de leite sem açúcar e lactose foi criado por pesquisadores da UFV e está no processo de patenteação

, em Uberlândia

O sonho dos viciados em doce, mas que não podem ingerir açúcar ou leite, foi criado por alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV): o doce de leite sem açúcar e lactose. O produto, que também tem 25% menos calorias, está em processo de registro de patente.

Doce de leite sem açúcar e lactose é criado por pesquisadores da UFV
Produto mantém o sabor original – Créditos: Reprodução/Getty Images

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O desafio da criação do doce diet foi do professor Evandro Martins para os alunos de graduação do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios. Os estudantes Gustavo Silva Campos e Jonathan Gusmão conseguiram criar um doce que alcançasse a textura pastosa, mas sem a adição de açúcar e cozido com o leite já sem lactose.

“Quando retiramos o açúcar, ele fica fluido, como se fosse um leite condensado, o que não agrada ao paladar. Por isso, para chegar a textura mais próxima do original, os produtos que já existem no mercado usam gomas, criando uma sensação gelatinosa, de musse, nem sempre aceita por quem compra”, comentou o aluno Gustavo.

Conforme os pesquisadores, as versões do doce de leite sem açúcar apresentam aditivos para imitar a cor e o aroma original do produto. Os consumidores também costumam reclamar do gosto amargo e enjoativo dos adoçantes, então, foi trabalhoso para a equipe conseguir ajustar a dose certa dos ingredientes.

A remoção do açúcar na fabricação do doce gera a formação de crostas nas paredes do equipamento de cozimento, causada pelo depósito de minerais de leite. Isto também representou um dos desafios da produção do doce de leite sem açúcar e lactose em escala industrial.

Conhecida como a “Capital Estadual do Doce de Leite”, Viçosa fica na região da Zona da Mata mineira. Agora, o doce de leite sem açúcar e lactose apresenta mais uma opção do produto para a cidade se orgulhar, mas dessa vez mais saudável. Segundos os pesquisadores, o doce pode ser usado como pré-treino, além da indicação para diabéticos e intolerantes à lactose.

O segredo da formulação e o processo de fabricação, no entanto, não podem ser revelados, porque o produto está em fase de depósito de patente no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Segundo a UFV, após os trâmites necessários, o Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição dará início à pesquisa e sondagem de empresas interessadas no licenciamento da tecnologia, para que a comercialização do doce de leite será viável.