Conheça a origem de um dos molhos mais famosos do mundo

Ketchup no arroz, na salada e até na pipoca: conheça a origem de um dos molhos mais famosos do mundo, que surgiu na Ásia como uma mistura de peixe e especiarias

, em Uberlândia

-

Seja na batata frita, no hambúrguer ou em outras combinações diferentes, como no arroz e na pipoca, o ketchup é queridinho pela maioria. A fama do molho é tamanha que levou até a criação de uma data especial: o Dia do Ketchup, comemorado nesta quinta-feira (5).

Mas, você sabia que a origem por trás do molho não tem relação nenhuma com o tomate? O ketchup que conhecemos hoje é uma evolução de um molho fermentado asiático, feito a partir de peixes e especiarias e com origens na China e Malásia, por volta do século 17.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ketchup; tomate
No dia 5 de junho é comemorado o Dia do Ketchup – Crédito: Freepik/Divulgação

E o tomate, cadê?

A popularização do molho como conhecemos hoje aconteceu nos Estados Unidos da América (EUA) no início do século 19. A receita básica com cinco ingredientes, incluindo tomates amadurecidos ao sol, fazia parte da Ketchup Heinz.

O produto apareceu pela primeira vez nas pratelerias dos EUA em 1876, segundo a marca. Henry John Heinz, o criador da empresa, foi responsável por internacionalizar o molho a base de tomate.

E o produto não ficou apenas na Terra, em 1990 a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) aprovou o uso do Ketchup Heinz na Estação Espacial Internacional, que orbita o planeta.

Mercado bilionário

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Mordor Intelligence, estima-se que o mercado de ketchup em 2024 atingiu US$ 17,17 bilhões (cerca de R$ 95 bilhões).

A pesquisa mostra também que o maior mercado fica na América do Norte, mas que o crescimento mais rápido é na Ásia-Pacífico.

×

Leia Mais

Amantes de ketchup com paladares distintos

O redator publicitário Felipe Pirovani, de 20 anos, é do grupo que ama o molho e o coloca em tudo: arroz, pipoca, legumes, alface e sopa. Ele, que é um amante da culinária e tem formação em pâtisserie, conta que sempre cozinhou e usa ketchup nas receitas.

“Era um jeito de disfarçar o gosto das coisas que eu não curtia”, disse ele ao Paranaíba Mais. O ketchup também ajudava na hora de cozinhar, quando Felipe não acertava no tempero, o molho era a solução.

Para ele, o ketchup não pode faltar na sua alimentação. A frequência com que ele usa o molho é praticamente diária. E ele tem até uma marca preferida, da qual não larga mão: “Arisco. Tem gosto de infância, era o que a minha mãe comprava. É o que eu sempre compro”, comentou.

Faça ketchup na sua casa

A receita do molho é prática e conta com ingredientes básicos: tomate (ou extrato de tomate), açúcar, vinagre e sal. O tempero é a gosto. Para fazer em casa, basta seguir o passo a passo:

  • Cozinhe os tomates em uma panela com água, até a pele começar a se soltar;
  • Retire a pele dos tomates e pique em cubos;
  • Caso for usar outros temperos, refogue os tomates no fogo com as especiarias;
  • Bata no liquidificador até ter uma consistência homogênea.