Alto Paranaíba tem o melhor queijo minas artesanal do Estado; veja qual é
Queijaria Queijo Mineirim, de Araxá, e a Queijaria Ouro das Gerais, de Uberlândia, formaram pódio na principal categoria da competição; veja os cinco melhores queijos mineiros
-
O Queijo Minerim, de Alexandre Honorato e Berenice Maria da Silva, de Araxá, no Alto Paranaíba, é considerado o melhor queijo minas artesanal do Estado, ao se sagrar campeão na categoria Queijo Minas Artesanal (QMA) durante o 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais, realizado no Sul de Minas, neste fim de semana.
O Triângulo Mineiro também teve reconhecimento com a quarta colocação, a Queijaria Ouro das Gerais, de Walkíria Borges Naves Loreno, de Uberlândia. A celebração ocorre nove meses após o “Modo de fazer” do produto ser reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.
Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro no topo

O destaque da categoria Queijo Minas Artesanal foi para o Queijo Minerim, produzido por Alexandre Honorato e Berenice Maria da Silva, de Araxá. Com sabor e textura que conquistaram os jurados, o queijo garantiu o primeiro lugar, reforçando a tradição e a excelência da produção artesanal da região do Alto Paranaíba e colocando Araxá em evidência no cenário dos queijos artesanais.
A região do Triângulo Mineiro também vem se destacando cada vez mais na produção de queijos artesanais, mesmo sendo relativamente nova nesse trabalho. Este é o terceiro ano consecutivo em que produtores da região chegam ao pódio entre os finalistas do concurso, competindo com 50 queijos analisados. A Queijaria Ouro das Gerais, de Walkíria Borges Naves Loreno, conquistou a quarta posição na categoria Queijo Minas Artesanal, consolidando a presença da região entre os principais produtores de Minas Gerais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Importância da competição de queijos artesanais
Todos os produtores participantes receberam certificados de participação e devolutivas técnicas detalhadas sobre seus queijos artesanais. Os cinco melhores queijos artesanais de cada categoria receberam troféus, consolidando o concurso como referência na valorização do patrimônio cultural e gastronômico mineiro. Itanhandu, reconhecida como região produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, reforça sua tradição ao sediar o evento, realizado pela Emater/MG em parceria com a Prefeitura Municipal.
O concurso ganha ainda mais relevância após o reconhecimento internacional do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Em dezembro, durante encontro do governador Romeu Zema com a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o título foi oficialmente entregue, tornando o produto mineiro o primeiro da cultura alimentar do Brasil incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.
A avaliação dos queijos finalistas do 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais contou com 32 jurados, que analisaram critérios como apresentação externa, cor, apresentação interna, consistência, aroma e sabor.
Conheça os 5 melhores queijos mineiros
1. Queijo Mineirim – Cidade Araxá (região Alto Paranaíba)

2. Bicas da Serra – Cidade Carrancas (região Campo das Vertentes)

3. Queijo Jacuba – Cidade Coronel Xavier Chaves (região Campo das Vertentes)

4. Ouro das Gerais – cidade Uberlândia (região Triângulo Mineiro)

5. Queijo Capela Velha, cidade São Roque de Minas (região Serra da Canastra)
