Papa Francisco passa a noite em repouso e mantém tratamento respiratório, diz Vaticano

Pontífice mantém tratamento respiratório após crises de insuficiência aguda, mas quadro permanece estável

, em Uberlândia

O Papa Francisco passou a noite de segunda para terça-feira (4) dormindo bem e segue em repouso, informou a Sala de Imprensa do Vaticano em um novo boletim sobre seu estado de saúde.

Internado há 19 duas no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, o Pontífice continua sob cuidados médicos intensivos devido a complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonia.

Papa Francisco
Pontífice segue em tratamento com ventilação nasal e fisioterapia – Crédito: Vatican Media/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Apesar da gravidade do quadro, a situação permaneceu estável nesta manhã, com o Papa dedicado ao descanso e à oração.

Segundo o comunicado oficial, Francisco retomou a ventilação de alto fluxo por meio de cateteres nasais para auxiliar na oxigenação, após abandonar temporariamente a ventilação mecânica não invasiva.

Ele também segue com sessões de fisioterapia respiratória para tratar o acúmulo de muco nos brônquios, principal causa de dois episódios de insuficiência respiratória aguda relatados no boletim anterior, na noite de segunda-feira (3). Esses episódios foram provocados por broncoespasmos, tratados com aspiração do muco.

×

Leia Mais

O boletim médico de ontem detalhou que as crises resultaram de uma reação natural dos brônquios tentando expelir o muco acumulado, um efeito da pneumonia que o Papa enfrenta. Os exames de sangue, no entanto, seguem sem alterações preocupantes, como leucocitose, o que descarta uma nova infecção bacteriana.

“O Papa permaneceu vigilante durante todo o processo”, destacou o Vaticano, reforçando que, apesar da complexidade do quadro, Francisco mantém-se consciente e acompanhado por uma equipe de especialistas do Hospital Gemelli e do Governatorato da Cidade do Vaticano.