Papa Francisco agradece orações e destaca a importância da ternura em tempos difíceis
Pontífice acompanhou a oração do Angelus de seu quarto no hospital e reforçou a necessidade de solidariedade, destacando o trabalho voluntário e pedindo paz para regiões em conflito
O Papa Francisco participou da oração do Angelus neste domingo (9), direto de seu apartamento no Hospital Gemelli, onde está internado desde 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral. Em mensagem divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice dirigiu palavras de gratidão aos fiéis, aos profissionais de saúde e aos voluntários que se dedicam ao cuidado dos necessitados.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
“Queridos irmãos e irmãs, na última quarta-feira, com o rito das Cinzas, iniciamos a Quaresma, o itinerário penitencial de quarenta dias que nos chama à conversão do coração e nos conduz à alegria da Páscoa. Esforcemo-nos para que seja um tempo de purificação e renovação espiritual, um caminho de crescimento na fé, na esperança e na caridade”, afirmou o pontífice.

Durante a mensagem, ele também mencionou a Santa Missa celebrada na Praça São Pedro em homenagem ao mundo do voluntariado, que vive seu Jubileu. O Papa ressaltou a importância dessa atuação em uma sociedade cada vez mais voltada para o mercado e o lucro.
“Em nossas sociedades, demasiadas subjugadas às lógicas do mercado, onde tudo corre o risco de estar sujeito ao critério do interesse e à busca do lucro, o voluntariado é profecia e sinal de esperança, porque testemunha a primazia da gratuidade, da solidariedade e do serviço aos mais necessitados”, pontuou.
Veja mais: Após 21 dias no hospital, Papa Francisco segue em recuperação e agradece orações
Ainda no hospital, o Papa Francisco reforçou seu agradecimento àqueles que demonstram carinho e atenção com os enfermos. “Também eu experimento a atenção do serviço e a ternura do cuidado, em particular por parte dos médicos e agentes de saúde, a quem agradeço do fundo do coração.”
O pontífice destacou ainda a importância do que chamou de “milagre da ternura” para aqueles que enfrentam momentos de provação. “Precisamos disso, do ‘milagre da ternura’, que acompanha aqueles que estão passando por provações, levando um pouco de luz na noite de dor.”
Leia Mais
Por fim, Francisco reforçou sua preocupação com conflitos armados em diversas regiões do mundo e pediu paz. “Juntos, continuamos a invocar o dom da paz, especialmente na martirizada Ucrânia, na Palestina, em Israel, no Líbano e em Myanmar, no Sudão e na República Democrática do Congo.” Ele também citou a retomada da violência em algumas áreas da Síria, expressando esperança pelo fim definitivo dos confrontos e pelo respeito a todas as comunidades.
O Papa encerrou sua mensagem desejando um bom domingo aos fiéis. “Obrigado a todos do fundo do meu coração! Eu também rezo por vocês.”