Ícone de Hollywood: Robert Redford morre aos 89 anos e deixa legado no cinema

Ator e cineasta, conhecido pelo carisma e talento, consolidou-se como um dos galãs mais marcantes do cinema americano

, em Uberlândia

-

Robert Redford morre aos 89 anos, um dos maiores nomes da história do cinema se despediu nesta terça-feira (16), em sua casa nas montanhas de Utah. O ator e cineasta, conhecido pelo carisma e talento, consolidou-se como um dos galãs mais marcantes de Hollywood. Entre seus trabalhos inesquecíveis estão Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976).

Robert Redford morre
Robert Redford, referência do cinema independente e clássico americano, se despede

Além de sua trajetória como ator, Redford também brilhou como diretor. Em 1980, venceu o Oscar de Melhor Diretor por Gente como a Gente, filme que confirmou sua versatilidade. Em 2002, recebeu ainda um Oscar honorário, reconhecido como inspiração para cineastas de todo o mundo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O nascimento do Sundance

Fora das telas, Redford criou o Instituto Sundance, que deu origem ao Festival de Sundance, atualmente um dos maiores polos do cinema independente internacional. Graças à sua iniciativa, inúmeros novos talentos ganharam visibilidade e espaço na indústria cinematográfica.

Vida reservada

Apesar da fama, Redford manteve um perfil discreto. Preferia a vida no rancho em Utah e se destacou como uma das primeiras vozes de Hollywood a falar sobre preservação ambiental. Mesmo sem gostar do rótulo de “ativista”, tornou-se referência no tema. Em 2018, anunciou oficialmente sua aposentadoria como ator. Seu último papel foi no filme O Velho e a Arma, lançado no mesmo ano e sua última aparição nas telonas foi uma participação inesperada em um grande sucesso da Marvel, em Vingadores: Ultimato (2019).

Vida pessoal e despedida

Robert Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas de seu primeiro casamento com Lola Van Wagenen. Ele também enfrentou perdas pessoais dolorosas: dois de seus quatro filhos, Scott Anthony Redford e David James Redford, morreram ainda em vida.“Ele partiu no lugar que amava, cercado por aqueles que amava”, disse Cindi Berger, diretora-executiva da agência Rogers & Cowan PMK, em comunicado.