Em novo boletim do Vaticano, Papa Francisco segue em observação: “dormiu bem a noite toda”

Pontífice passa noite tranquila, mas segue em condição cautelosa após 18 dias internado

, em Uberlândia

-

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (3) um novo boletim médico sobre o Papa Francisco, informando que o pontífice “dormiu bem toda a noite”, após 18 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma.

O pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral no dia 18 de fevereiro. Segundo as informações divulgadas nos últimos dias, o quadro clínico segue estável, no entanto o prognóstico segue cauteloso, segundo a Santa Sé.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Papa Francisco
Papa Francisco segue internado em Roma, com pneumonia bilateral desde fevereiro – Crédito: Reprodução Instagram Papa Francisco/@franciscus

Confira a atualização completa:

“O Papa dormiu bem toda a noite”, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé no Telegram, na manhã desta segunda-feira, 3 de março.  Ao acordar, o Papa tomou café da manhã e começou os tratamentos diários. No final do dia, haverá uma atualização sobre sua condição clínica.

A saúde do Papa

No domingo (2), Francisco não precisou de ventilação mecânica, utilizando apenas oxigenoterapia de alto fluxo. Em um discurso preparado para o Angelus e publicado no sábado (1), o Papa agradeceu as orações dos fiéis e pediu paz global, mencionando conflitos na Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e Kivu.

Na sexta-feira (28), ele sofreu uma crise de broncoespasmo com vômitos e aspiração, resultando em um agravamento súbito do quadro respiratório. A internação começou em 14 de fevereiro devido a uma bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana e, posteriormente, pneumonia nos dois pulmões.

×

Leia Mais

Francisco, que teve parte de um pulmão removido na juventude, já enfrentou problemas respiratórios em 2023, incluindo uma internação por bronquite e o cancelamento da participação na COP28 em Dubai.

O histórico de saúde inclui ainda cirurgia abdominal e dores articulares que limitaram sua agenda nos últimos anos.