Do teatro ao Globo de Ouro: relembre a trajetória profissional de Fernanda Torres
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama na madrugada desta segunda-feira (6); relembre a carreira profissional da atriz
-
Fernanda Torres, 59 anos, foi a grande surpresa da noite ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, na madrugada desta segunda-feira (6). A brasileira, protagonista de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, que já esteve naquele mesmo palco 25 anos antes.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Leia mais:
- Fernanda Torres emociona após vencer o Globo de Ouro; veja as reações da web
- Fernanda Torres é indicada a “Melhor Atriz em Filme de Drama” no Globo de Ouro
- Globo de Ouro ignora talentos? Os injustiçados que marcaram a história
A carreira de Fernanda Torres
Fernanda Torres iniciou sua trajetória no teatro aos treze anos, quando entrou para a Escola de Teatro Tablado. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1978, e ao longo de sua carreira, ela se destacou em diversas produções, como Orlando (1989), Da Gaivota (1998) e A Casa dos Budas Ditosos (2003), que fez grande sucesso e continua em cartaz, sendo vista por mais de dois milhões de espectadores.
Na televisão, sua estreia ocorreu em 1979 no programa Nossa Cidade, e no ano seguinte, participou da série Aplauso. Em 1981, Fernanda começou sua carreira em novelas com Baila Comigo, mas foi nos anos 1990 que ela se firmou como atriz de humor.
Seu maior sucesso nesse período foi a série Os Normais (2001–2003), que se tornou cult e atraiu um público fiel. Além disso, protagonizou o monólogo A Casa dos Budas Ditosos e fez parte de várias outras produções, incluindo a série Tapas & Beijos (2011–2015).

Sua carreira no cinema começou em 1983 com o filme Inocência, e logo se destacaria em títulos como A Marvada Carne (1985), Eu Sei Que Vou Te Amar (1986) e O que é isso, companheiro? (1997).
Ainda em 86, com 20 anos, Torres também conquistou a Palma de Ouro de melhor atriz no Festival de Cannes, pela atuação em Eu Sei Que Vou Te Amar.

Em 2005, atuou em Casa de Areia, seu primeiro trabalho com sua mãe, Fernanda Montenegro, marcando um momento importante em sua carreira. No ano de 2024 Fernanda carregou o papel de Eunice Paiva e venceu a categoria de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro.
Além de sua carreira como atriz, Fernanda se aventurou na literatura. Em 2007, começou a escrever crônicas para jornais e revistas, e em 2014, lançou seu primeiro romance, Fim, que fez grande sucesso, vendendo mais de 200 mil exemplares. Em 2017, publicou A Glória e Seu Cortejo de Horrores, consolidando sua carreira literária.