Dilma Rousseff é internada em hospital na China após passar mal

Ex-presidente apresentou quadro de pressão alta e tonturas, mas estado de saúde é estável

, em Uberlândia

-

A ex-presidente Dilma Rousseff, atual líder do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics, foi internada em um hospital em Xangai, na China, na última sexta-feira (21), após passar mal.

Segundo informações do Shanghai East International Medical Center, Dilma apresentou sintomas como pressão alta, vômitos e tonturas, mas já está em condição estável e apresenta melhora contínua.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Dilma está a frente do bando dos BRICS desde 2023 -Crédito: Mauro Pimenta/ APF

A internação levou ao cancelamento da participação da ex-presidente em um encontro de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais em Cape Town, na África do Sul. Dilma viajaria ao evento acompanhada de membros do conselho do NDB.

A ex-presidente estaria em Xangai, devido à sede do Banco dos Brics, onde está localizada.

×

Leia Mais

Dilma Rousseff na liderança do banco dos Brics

Desde abril de 2023, Dilma Rousseff ocupa a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento, instituição financeira criada pelos países que compõem o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O mandato brasileiro à frente do banco estava previsto para durar até julho de 2025, seguindo o modelo de rodízio entre os países membros.

No entanto, uma negociação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu uma extensão do mandato de Dilma por mais cinco anos. Com isso, a partir de julho, a ex-presidente passará a se reportar diretamente à Rússia, que assumirá a liderança do bloco.

A assessoria de Dilma Rousseff ainda não divulgou detalhes adicionais sobre seu estado de saúde ou previsão de alta.