United Cup: Bia Haddad sente dores e perde para chinesa na primeira rodada

Campeonato começou nesta sexta-feira (27); Bia Haddad chegou a fazer 4 a 3 no terceiro set, mas sofreu com cãibras e não conseguiu resistir até o final

, em Uberlândia

Bia Haddad, 17ª colocada no ranking mundial, abriu a primeira rodada da United Cup e foi derrotada pela chinesa Gao Xinyu, 175ª colocada. Em um jogo de mais de três horas, a brasileira começou vencendo mas, por conta de uma cãibra, a chinesa saiu com a melhor.

➡️ Acompanhe as últimas notícias do esporte!

Bia Haddad sentiu fortes dores na perna no terceiro set - Crédito: Trevor Collens/AP
Bia Haddad sentiu fortes dores na perna no terceiro set – Crédito: Trevor Collens/AP

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O jogo de Bia Haddad

O primeiro jogo do confronto foi a partida feminina de simples entre Bia Haddad Maia (17) e Gao Xinyu (175). Apesar da diferença no ranking, a chinesa deu trabalho para a brasileira, oferecendo resistência até o final.

No primeiro set, Bia teve a chance de fechar em 6/4, mas foi quebrada por Gao, que empatou a parcial. A brasileira, no entanto, conseguiu dois games seguidos e fechou o set em 7/5.

No segundo set, Gao Xinyu começou a sofrer com um desconforto muscular na coxa esquerda, mas não se deixou abalar. A chinesa foi ao tudo ou nada, mostrando seu melhor jogo nos momentos mais difíceis. A estratégia deu certo, e Gao venceu o set por 6/4, empatando a partida.

No set decisivo, Bia Haddad Maia conseguiu uma quebra importante no sétimo game, abrindo 4 a 3 no placar. Porém, logo após, a brasileira sentiu um desconforto na perna direita, o que parecia ser uma cãibra, e teve dificuldades para continuar.

Sem poder solicitar atendimento médico naquele momento, ela lutou para aliviar a dor, mas não conseguiu evitar a recuperação de Gao. A chinesa venceu dois games seguidos, fechando o set em 7/5 e garantindo a vitória.

Leia mais:

O Brasil na United Cup

A United Cup, disputada em três partidas por confronto (simples masculina, simples feminina e duplas mistas), serve como preparação para a temporada 2025. O confronto entre Brasil e China terá, na sequência, o duelo entre Thiago Monteiro, 109º do ranking da ATP, e Zhizhen Zhang, 45º do mundo.

No jogo de duplas, estão escalados Bia Haddad e Rafael Matos, enquanto os chineses Shuai Zhang e Zhizhen Zhang completam a disputa.

O Brasil integra o Grupo E da United Cup, ao lado da Alemanha, liderada pelo vice-líder do ranking, Alexander Zverev. No domingo, os tenistas brasileiros enfrentarão os europeus.

Bia Haddad abrirá o confronto contra Laura Siegemund, 80ª do mundo. O duelo entre Brasil e China continua com mais dois jogos: Thiago Monteiro (109º) enfrentará Zhang Zhizhen (45º) na partida masculina de simples, e a última partida do dia será de duplas mistas, com Bia Haddad Maia e Rafael Matos contra Zhang Shuai e Zhang Zhizhen. Existe a possibilidade de Bia ser substituída por Luisa Stefani ou Carol Meligeni, caso não se recupere totalmente dos problemas físicos que sentiu no terceiro set da partida contra Gao.