Uberlândia pode se tornar Capital Nacional do Paradesporto

Projeto de lei reconhece o destaque do município na inclusão e no desenvolvimento do esporte paralímpico

, em Uberlândia

-

A Câmara dos Deputados deu mais um passo para reconhecer Uberlândia como a Capital Nacional do Paradesporto. O projeto de lei nº 3.104, de 2024, que concede o título, foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, nesta terça-feira (21) e agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Jogos do Interior de Minas Paradesporto têm recorde de municípios inscritos
Uberlândia também é palco de grandes competições, como o JIMI Paradesporto – Crédito: Sedese-MG / Júlia Fernandes

A proposta é de autoria da deputada Dandara (PT), e o relator é o deputado Weliton Prado (Solidariedade), que também representa o município no Congresso Nacional. Segundo ele, Uberlândia se consolidou como exemplo de inclusão e valorização do paradesporto no Brasil.

O parlamentar destacou que a cidade se tornou referência graças à união entre o poder público, a iniciativa privada, universidades e entidades esportivas. Essa parceria resultou em uma estrutura sólida, que apoia tanto o esporte de base quanto o de alto rendimento, além de fomentar pesquisas e inovações na área do esporte inclusivo.

×

Leia Mais

Uberlândia também é palco de grandes competições, como o JIMI Paradesporto, e conta com um Centro de Iniciação ao Esporte, que oferece sete modalidades paralímpicas. Para Weliton Prado, o reconhecimento nacional é uma forma de valorizar o trabalho já realizado e incentivar novos investimentos na área.

“A cidade tem mostrado como o incentivo ao esporte inclusivo pode transformar vidas e abrir oportunidades. É um reconhecimento e vai garantir mais investimentos para a cidade e os nossos atletas”, disse o deputado.

A expectativa é que, com o avanço do projeto, o título de Capital Nacional do Paradesporto ajude a atrair mais recursos e fortalecer ainda mais o papel de Uberlândia no cenário esportivo e social brasileiro.

Confira a reportagem completa: