Saiba mais sobre João Fonseca, a jovem promessa do tênis brasileiro
Jovem de 18 anos disputa seu primeiro Grand Slam e vem chamando atenção pelo seu talento nas redes sociais; conheça mais sobre sua trajetória
-
Nas últimas semanas, o jovem tenista brasileiro João Fonseca vem chamando atenção pela sua atuação no Australian Open, torneio de tênis, da categoria Grand Slam, disputado em Melbourne, na Austrália. Na última terça-feira (14), João venceu o russo e 9º melhor do mundo, Andrey Rublev, e chamou atenção nas redes sociais pela sua atuação. No entanto, na madrudade desta quinta-feira (15) ele foi eliminado.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A trajetória de João Fonseca
João Fonseca nasceu em Ipanema, no Rio de Janeiro e é filho de Roberta e Christiano Fonseca. Seu pai é CEO e cofundador da IP Capital Partners, o primeiro fundo de hedge independente do Brasil.
Desde muito jovem, João se apaixonou pelo tênis, começando a jogar aos 4 anos de idade no Rio de Janeiro Country Club. Ao longo dos anos, se destacou nas competições juniores, sendo parte da primeira conquista brasileira na Copa Davis Juniors, ao lado de Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida.
Em 2023, foi vice-campeão de duplas no Australian Open e campeão de simples no US Open juniores, além de terminar a temporada como o número 1 do ranking mundial de juniores, feito inédito para um brasileiro.
Em sua estreia em torneios ATP, João obteve bons resultados no Rio Open de 2023, com um convite para a chave principal de simples e duplas. Já em 2024, destacou-se ao vencer sua primeira partida de nível ATP contra o francês Arthur Fils e chegou às quartas de final do Rio Open.
Leia Mais
João, decidiu então seguir como profissional, abandonando a possibilidade de jogar tênis universitário. Com isso, avançou para as semifinais do Challenger de Buenos Aires e conquistou sua primeira final de Challenger em Assunção. Além disso, teve boas vitórias no ATP 250 de Bucareste, incluindo contra Lorenzo Sonego, e conquistou o título do Challenger de Lexington, o primeiro de sua carreira. No Next Gen ATP Finals, venceu de forma invicta, incluindo vitórias contra dois Top 50.
Em 2025, João começou o ano com mais um título, ao conquistar o Challenger de Camberra, ampliando sua sequência de vitórias para 10 jogos consecutivos. Isso lhe garantiu o melhor ranking da carreira, ocupando a 113ª posição. Além disso, foi convocado para a Copa Davis e recebeu elogios de grandes nomes do tênis, como Andy Roddick.