Paratleta do Praia Clube conquista ouro e quebra recorde no Mundial de Natação 2025

Gabriel Bandeira levou ouro nos 200m medley para a classa SM14 e ainda quebrou recorde mundial com tempo de 2min05s40

, em Uberlândia

-

O paratleta Gabriel Bandeira, do Praia Clube, em Uberlândia, entrou para a história ao quebrar o recorde mundial com o tempo de 2min05s40 nesta quinta-feira (25), no Mundial de Natação Paralímpica Singapura 2025. O nadador subiu no lugar mais alto do pódio nos 200m medley para a classe SM14 (deficiência intelectual), trazendo ouro para o Brasil. Com a consquista, o atleta se torna bicampeão na categoria.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Gabriel Bandeira, paratleta do Praia Clube que conquistou ouro no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura
Bandeira agora é bicampeão nos 200m medley – Créditos: Wander Roberto/CPB

Bandeira superou a marca anterior do canadense Nicholas Bennet e agora marca um novo recorde. O pódio desta quinta-feira foi completado pelo britânico Rhys Darbey, levando prata, e o próprio Nicholas Bennet com o bronze.

Apesar da conquista, Gabriel Bandeira no Mundial já tinha conquistado outras duas medalhas no Mundial de Singapura 2025. O atleta levou duas pratas nas provas de 200m livre e no revezamento 4x100m livre S14 (nado livre, costas e borboleta).

Na disputa em que levou ouro, Bandeira disputou a prova medley, que conta com os quatro estilos de nado – crawl, costas, peito e borboleta.

Além de Bandeira, o Brasil também comemorou o primeiro pódio de Laila Suzigan, que também é do Praia Clube, após trocar para a prova de 100m peito SB5 há um ano. A atleta completou a prova em 1min48s14 e conquistou bronze, estabelecendo um novo recorde das Américas.

×

Leia Mais

Gabriel Bandeira, paratleta do Praia Clube que conquistou ouro no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura
Gabriel Bandeira ganhou sua terceira medalha no Mundial de Natação – Créditos: Marcelo Zambrana/CPB

Quem é Gabriel Bandeira?

Natural de Indaiatuba, São Paulo, Bandeira tem 25 anos. Começou a competir aos 11 anos na natação convencional, porém, após algumas dificuldades de evolução nos treinamentos, o atleta passou por alguns testes e foi constatada uma deficiência intelectual.

Em 2020, Gabriel Bandeira participou de sua primeira competição na natação paralímpica. Na ocasião, ele quebrou quatro recordes brasileiros. Participou dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e levou prata e bronze. Levou ouro, prata e bronze nos Jogos de Tóquio 2020, além de diversas outras conquistas.