Ginastas de Uberlândia conquistam medalhas e colocam MG no pódio dos JEBs 2025

Uberlândia foi a base da equipe mineira que conquistou ouro, prata e vaga entre as oito melhores do país na ginástica artística dos Jogos Escolares Brasileiros

, em Uberlândia

-

Três atletas da Ginástica Artística de Uberlândia que representaram Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) retornaram da competição nacional com medalhas e posição de destaque entre as delegações do país. O estado conquistou ouro no salto e no solo, prata na trave e terminou em primeiro lugar no final bronze por equipes, resultado que colocou Minas no oitavo lugar geral entre as 21 equipes participantes.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Duas atletas do JEBS após conquista de medalha
Atletas da Ginástica Artística de Uberlândia são destaque no JEBS – Crédito: Assessoria BRAVO

Depois de ter superado problemas no joelho, Maria Laura ficou com o ouro no salto: “Ter ido para a final do salto e ter conquistado o primeiro lugar me deixou muito feliz, pois foi resultado do meu esforço e dedicação, mesmo após algumas lesões no joelho. A experiência de participar do JEBs foi incrível”.

Aos 11 anos, a uberlandense Maria Eduarda conquistou ouro no solo e prata na trave. Na disputa por equipes, que reuniu atletas de vários estados nas provas de solo, salto, trave e paralelas, Minas Gerais encerrou a participação na liderança da final bronze.

O treinador Lucas Rodrigues destacou o peso do resultado no primeiro ano com equipe no JEBs: “A gente encontrou uma competição com nível muito alto, com atletas fortes de estados como São Paulo e Rio. Mesmo assim, conseguimos ouro no solo, ouro no salto, prata na trave e o primeiro lugar da final bronze por equipes. Foi uma campanha muito especial”, afirmou.

Como as atletas chegaram ao JEBs

A participação nos Jogos Escolares Brasileiros foi definida no JEMG, realizado em Pará de Minas, que classificou três ginastas para representar Minas na competição nacional. As vagas ficaram com Maria Laura, Maria Eduarda e Maria Júlia.

Maria Júlia entrou na equipe após a desistência de uma atleta de Belo Horizonte.

Ginásio dos JEBs
Os JEBs acontecem até o dia 28 de novembro – Crédito: Reprodução/PMU
×

Leia Mais

O que é os JEBs

Os Jogos Escolares Brasileiros reúnem estudantes de 12 a 14 anos de todo o país em competições por modalidade e por estado. O torneio é considerado uma das principais portas de entrada para jovens atletas no calendário nacional. É a partir dele que muitos talentos chegam ao alto rendimento e alimentam as seleções de base.