Falta de árbitros em Uberlândia leva Liga a abrir curso para novos profissionais
Iniciativa da Liga Uberlandense de Futebol começou nesta quinta-feira (9) e é aberta a homens e mulheres a partir de 16 anos
A escassez de árbitros de futebol em Uberlândia tem se tornado um desafio para a organização das competições locais. Para reverter esse cenário, a Liga Uberlandense de Futebol (LUF) iniciou nesta quinta-feira (9) um curso voltado à formação de novos profissionais da arbitragem, aberto a homens e mulheres com idade mínima de 16 anos.
Conforme a LUF, as aulas serão realizadas três vezes por semana durante um mês. O objetivo é capacitar interessados que desejam ingressar na carreira e atender à crescente demanda de campeonatos realizados na cidade e na região.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O presidente da Liga, Luiz Carlos, conhecido como Lilica, afirma que há dificuldade para escalar árbitros em todos os jogos do fim de semana.
“Nós estamos com um problema sério em Uberlândia. Não tem material humano suficiente para poder escalar árbitros para um final de semana. A demanda está muito grande”, explicou.
Leia Mais
Entre os organizadores do curso está Eliseu Félix, membro da comissão de arbitragem da LUF e um dos nomes mais conhecidos do futebol amador de Uberlândia. Com mais de duas décadas de experiência como árbitro, ele destaca os desafios e as recompensas da função.
“A responsabilidade é muito grande, mas é apaixonante. Não é fácil, é matar um leão por jogo. A pressão é grande, tem que ter um psicológico muito bom, mas hoje a Liga dá todo respaldo e segurança para os árbitros”, afirmou.

A Liga reforça que o curso é uma oportunidade de qualificação e de ingresso no futebol por um caminho essencial para o andamento das partidas e o fortalecimento do esporte na cidade.