Dupla de Uberlândia é convocada para representar o Brasil na Copa do Mundo de bocha paralímpica

Paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho são convocados para a Beijing 2025 World Boccia Cup

, em Uberlândia

Dois representantes de Uberlândia foram convocados para integrar a seleção brasileira de bocha paralímpica na Beijing 2025 World Boccia Cup, uma das principais competições internacionais da modalidade.

O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, da equipe Futel; Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube, participam do torneio entre os dias 4 e 15 de junho, em Pequim, na China.

Mateus e Oscar Carvalho, da equipe Futel/CDDU/Praia Clube, representarão o Brasil na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica, em Pequim, entre os dias 4 e 15 de junho – Crédito: Divulgação/Secom

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Antes da disputa, os dois participam de um período de treinamentos da seleção brasileira de bocha paralímpica, entre os dias 27 de maio e 2 de junho, na cidade de São Paulo (SP).

De acordo com a diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, a expectativa é positiva. “Mateus e Oscar são referências mundiais de bocha e têm todas as condições de retornar ao Brasil com uma medalha nessa importante competição”, afirmou.

×

Leia Mais

A dupla acumula conquistas importantes nos últimos anos, incluindo medalhas de ouro e prata na World Boccia Cup (2024) e ouro na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2023). A dupla também é pentacampeã brasileira (2015, 2018, 2022, 2023 e 2024) e tem desempenho destacado em competições internacionais como a Copa América e o Campeonato Regional das Américas.

Entre os resultados mais expressivos, estão:

  • Ouro nas disputas por pares e por equipe na Copa América (2015);

  • Prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018);

  • Ouro (pares) na Copa América (2019);

  • Bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019);

  • Ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021);

  • Prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022).

Ambos também integraram a delegação brasileira nas Paralimpíadas de Tóquio (2021) e Paris (2024), consolidando-se como nomes de destaque da bocha paralímpica nacional.