“Dói na alma”: Luighi, do Palmeiras, é vítima de racismo em jogo da Libertadores
Jovem de 18 anos foi chamado de "macaco" durante a partida da Libertadores Sub-20; Conmebol diz que analisará o caso
Na noite desta quinta-feira (6), o jogador Luighi, do Palmeiras, foi vítima de racismo em um jogo válido pela Libertadores Sub-20. O crime aconteceu em uma partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, no Estádio Gunther Vogel, na província de San Lorenzo, no Paraguai.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O episódio aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo. Ao deixar o campo após ser substituído, Luighi sofreu insultos racistas por parte da torcida presente, sendo chamado de “macaco”.
O número 9 tentou conversar com o árbitro da partida e chegou ao banco de reserva em prantos.

Leia Mais
No final do jogo, Luighi deu entrevista a Conmebol TV e demonstrou sua indignação:
“É sério isso? Fizeram racismo comigo. Até quando? O que fizeram comigo foi crime. Você vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? Você não ia perguntar sobre isso, né? Fizeram um crime comigo. Aqui é formação, a gente tá aprendendo aqui.”
Em suas redes sociais, a Conmebol publicou uma nota oficial repudiando a atitude dos torcedores:
“A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.”
Posicionamento dos clubes
O Palmeiras se posicionou em suas redes sociais e outros clubes demonstraram apoio diante da luta:
É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no… pic.twitter.com/qTj4TIaO9X
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025
O Sport Club Corinthians Paulista se solidariza ao atleta Luighi, reiterando o absoluto repudio aos atos racistas que frequentemente acontecem contra jogadores brasileiros. Acima de qualquer rivalidade, esta luta é contra o racismo. https://t.co/zwNw4hGMxK
— Corinthians (@Corinthians) March 7, 2025
Nossa total solidariedade a você, Luighi. Parabéns pela coragem em seu desabafo e posicionamento. Você representou milhões de pessoas que não aguentam mais sofrer com atos criminosos como esses. Que os responsáveis sejam punidos. Independentemente de clubes e rivalidades, que… https://t.co/3VEf80kYqE
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 7, 2025
O Santos Futebol Clube se solidariza ao atleta Luighi, do Palmeiras, e lamenta profundamente o ocorrido nesta noite, no Paraguai. Mais um jovem brasileiro que é alvo de racismo durante uma partida de futebol.
O triste desabafo do jogador durante a entrevista é o mesmo de tantas… https://t.co/8eiJhLPRu0
— Santos FC (@SantosFC) March 7, 2025