Dia Nacional do Futebol: entenda a data e conheça a história do esporte no Brasil
No dia 19 de julho de 1900 foi fundado o Sport Club Rio Grande, o time mais antigo do país em atividade e originou a data
Comemorado desde 1976, o Dia Nacional do Futebol foi escolhido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por marcar a data de fundação do time mais antigo em atividade no Brasil, o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Importado para o país por Charles Miller, em 1894, o futebol tornou-se um elemento fundamental da cultura do país, consagrado como a nação mais vencedora de todos os tempos.

Sport Club Rio Grande
Conhecido apenas como Rio Grande, e com apelidos de “vovô” e “veterano”, o time atualmente manda seus jogos no Estádio Arthur Lawson e disputou a terceira divisão do Campeonato Gaúcho no ano passado. Suas cores são o verde, vermelho e amarelo, numa referência à bandeira do estado do Rio Grande do Sul.
A principal conquista da história do Sport Club Rio Grande aconteceu em 1936, quando o clube se sagrou campeão gaúcho. Na decisão, o “veterano” superou o Internacional em duas partidas: venceu o jogo de ida por 3 a 2, em 17 de janeiro de 1937, e confirmou o título com um 2 a 0 na partida de volta, quatro dias depois.
Em 2014, o Sport Club Rio Grande alcançou um feito marcante no futebol brasileiro ao conquistar o título do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão, equivalente à 3ª Divisão Estadual. Com esse triunfo, o “vovô” se igualou ao Guarany de Bagé como um dos poucos clubes do Rio Grande do Sul a conquistar títulos em todas as divisões do campeonato estadual.
A história do futebol no Brasil
Ainda que existam registros da prática de esportes semelhantes ao futebol datadas de anos antes de Cristo, o esporte como conhecemos foi criado na Inglaterra durante o início do século XIX. Entre os anos 1810 e 1840, vários colégios ingleses praticavam o esporte, que se tornou uma modalidade séria a partir da consolidação de suas regras e a criação da Football Association (órgão que ainda rege o futebol na Inglaterra), em 1863.
O futebol foi introduzido no Brasil em 1894, quando o paulista Charles Miller trouxe um par de bolas e um livro de regras depois de uma temporada de estudos na Inglaterra. Um ano depois, foi disputada a primeira partida de futebol registrada no Brasil. O jogo ocorreu entre os times da São Paulo Railway e da Companhia de Gás, compostos por ingleses residentes em São Paulo.
Leia Mais
Em 1º de agosto de 1901, foi realizada a primeira partida oficial de futebol no Rio de Janeiro, no campo do Rio Cricket & Associação Atlética, em Niterói. Oscar Cox, descendente de ingleses e entusiasta do esporte, articulou o confronto entre Paysandu e Rio Cricket, atuando como técnico das duas equipes.
O duelo terminou empatado. As primeiras ligas de futebol no Brasil surgiram no início do século XX, com São Paulo inaugurando o movimento em 1901, seguido pelo Rio de Janeiro em 1905. Em 1915, o esporte já estava mais disseminado, com a formação de ligas também na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Com a profissionalização do futebol no Brasil, surgiram clubes que hoje são considerados gigantes do cenário nacional, como o Fluminense (1902), o Grêmio (1903), o Atlético Mineiro (1908), o Internacional (1909), o Corinthians (1910) e o Palestra Itália (1914), que mais tarde se tornaria o Palmeiras. Paralelamente, alguns clubes originalmente voltados ao remo — esporte muito popular na época — também passaram a investir no futebol, criando departamentos específicos para a modalidade, como ocorreu com Botafogo (1904), Flamengo (1911) e Vasco da Gama (1915).
Brasil: O País do Futebol

Atualmente, o Brasil é o país com mais títulos mundiais no futebol, somando cinco conquistas da Copa do Mundo: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. O país também é berço de grandes nomes da história do esporte, sendo Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o maior de todos os tempos. Conhecido como o “Rei do Futebol”, Pelé marcou época e elevou o nome do Brasil no cenário internacional.
Além dele, outros craques que deixaram um legado no futebol nacional e mundial incluem Garrincha, Leônidas da Silva, Nilton Santos, Didi, Carlos Alberto Torres, Ademir da Guia, Jairzinho, Zico, Rivelino, Gérson, Tostão, Sócrates, Falcão, Careca, Romário, Ronaldo e Ronaldinho.
Os clubes brasileiros também brilharam fora do país, conquistando títulos importantes e encantando o mundo com seu futebol. Na década de 1960, o Santos de Pelé, Pepe e Coutinho se destacou ao vencer duas vezes o título intercontinental, em 1962 e 1963.
Outras equipes que também alcançaram o topo do futebol mundial foram o Flamengo, Grêmio, Internacional, Corinthians e São Paulo — este último com três títulos mundiais em sua história. Essas conquistas reforçam a tradição e a força do futebol brasileiro no cenário internacional.